Especial uma cidade melhor: Saúde básica amplia cobertura com investimentos em recursos humanos e infraestrutura

Por Prefeitura de Manaus

08/07/2019 12h09

Icone audio

Entre as muitas ações que a Prefeitura de Manaus tem realizado, voltadas à saúde da população, estão a entrega de Unidades Básicas de Saúde (UBS) revitalizadas e a capacitação para profissionais da área que atuam tanto na capital quanto nas regiões ribeirinhas.

 

Saúde básica amplia cobertura com investimentos em recursos humanos e infraestrutura

 

Principal referência na vacinação antirrábica humana e uma das dez UBS’s que funcionam com atendimento em horário ampliado, até às 21h, a UBS Doutor José Rayol dos Santos, foi entregue completamente revitalizada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “Aqui temos cinco consultórios, 12 médicos, sala de vacinação, entre outros serviços de uma UBS tipo 4, mais ampla e confortável”, destacou.

 

A unidade oferece serviços que incluem consulta médica com Clínico Geral, Pediatria, consulta de Enfermagem na Atenção Básica, atendimento de Serviço Social, Assistência Farmacêutica, Promoção à Saúde e acompanhamento de programas sociais, como Bolsa Família e Leite do Meu Filho.  Também é possível realizar a identificação e manejo clínico de Tuberculose, Hanseníase, Dengue, Zika e Chikungunya, além da Atenção à Vigilância Nutricional e vacinação.

 

Na Atenção à Saúde Materno-Infantil são realizadas assistência ao pré-natal e puerpério, assistência ao recém-nascido, aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e assistência às doenças prevalentes na infância.

 

Profissionais capacitados

Em 2019, a Escola de Saúde Pública (Esap) completou seu primeiro ano de funcionamento. A instituição, inaugurada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, consolida-se como polo de especialização em Saúde Pública e Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.

 

“É um grande legado para Manaus e para a nossa saúde pública. Nos inspiramos no modelo adotado em Palmas, no Tocantins, por ser uma ideia muito boa, tanto que o Ministério da Saúde pensa em algo parecido para universalizar Brasil afora. Criamos a escola de saúde pública e temos uma grande confiança nela. Vamos consolidar essa política pública, pois  temos convicção que é um projeto que deu certo. Vamos estabilizar e aperfeiçoar o atendimento da atenção básica e tenho certeza que ampliaremos os números de cobertura de saúde até 2020”, estimou Arthur.

 

Inspirado no programa “Mais Médicos”, do governo federal, o modelo de Manaus tem como eixo estruturante a educação permanente em saúde, tendo o trabalho como princípio educativo, possibilitando a aprendizagem significativa do SUS, por meio da imersão nos serviços de saúde. Os especializandos aprendem na prática e são protagonistas no processo de aprendizado. O objetivo é fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, o que sempre foi uma aspiração dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Foto – Mário Oliveira / Semcom

Disponível em – https://flic.kr/p/2crcJXv