Capacitação de médicos da prefeitura qualifica acesso de usuários à atenção especializada

Por Prefeitura de Manaus

12/02/2026 10h55

Icone audio
#paratodosverem – Sala com médicos em formação sobre implementação das OCIs na rede básica da capital

A Prefeitura de Manaus promoveu uma capacitação para médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na tarde de quarta-feira, 11/2, em continuidade das ações para implementação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) na rede básica da capital. A nova turma da formação, iniciada no mês passado, ocorreu na faculdade Martha Falcão Wyden, na zona Centro-Sul, reunindo profissionais dos cinco distritos de saúde da Semsa, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural.

A implementação das OCIs integra estratégia da Semsa para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e qualificar o acesso dos usuários à atenção especializada. As ofertas promovem maior integração entre os níveis de assistência, agregando consultas, exames e procedimentos de linhas de cuidado de agravos específicos, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e o tratamento, e reduzir tempos de espera.

O programa do curso vai abranger oito OCIs pactuadas no âmbito da Semsa, nas áreas de cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia. A capacitação tem enfoque nos critérios clínicos e administrativos para encaminhamento à atenção especializada, além do correto registro das solicitações de ofertas no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), necessário para o funcionamento adequado do processo regulatório.

Dentro do programa, as OCIs voltadas à área oncológica abrangem as etapas de investigação diagnóstica do câncer do colo do útero e do câncer de mama. A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, que é uma das facilitadoras do curso, assinala que a estratégia prevê a conclusão das etapas de cuidado em até 30 dias, na área oncológica, e em até 60 dias, nas demais áreas, proporcionando maior rapidez no atendimento às usuárias.

“As ofertas vão trazer um grande ganho, com a entrega dos resultados dos exames de colposcopia do colo do útero ou de biópsia da mama, e o encaminhamento da usuária para o ponto de atenção na rede especializada, dentro desses 30 dias. Isso vai favorecer a detecção e o diagnóstico precoce dos agravos”, aponta a gestora.

Também facilitadora do curso, a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, relata que a formação inclui três OCIs cardiológicas, enfocando as avaliações cardiológica inicial, de risco cirúrgico e de síndrome coronariana crônica, e uma OCI oftalmológica, com foco na retinopatia diabética, complicação do diabetes capaz de levar à cegueira.

“Essas ofertas vão contribuir para a identificação e diagnóstico precoce dessas condições, bem como para otimizar o tratamento, sempre com ênfase na prevenção de complicações”, assinala a gestora.

Além de Lúcia Freitas e Phamela Costa, participam como facilitadores da capacitação o gerente de Regulação da Semsa, Junio dos Santos Chaves, e a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Bruna Martins Meireles.

Formação

A capacitação da Semsa abrange oito OCIs, nas áreas de cardiologia (Avaliação de Risco Cirúrgico, Avaliação Cardiológica Inicial e Avaliação da Síndrome Coronariana Crônica), oftalmologia (Retinopatia Diabética), oncologia (Progressão da Avaliação Diagnóstica de Câncer de Mama II e Investigação de Câncer do Colo do Útero) e ortopedia (Avaliação Diagnóstica com Recursos de Radiologia, e Avaliação Diagnóstica com Recursos de Radiologia e Ultrassonografia).

O cronograma da formação teve início no dia 23/1, com a formação de 64 profissionais de saúde, dentre eles referências técnicas da atenção primária e bolsistas do projeto “Mais Médicos para o Brasil” em atuação na rede básica municipal.

A nova etapa do curso abrange quatro turmas, com a previsão de alcançar até 240 médicos dos cinco distritos de saúde da Semsa. Após a atividade de quarta-feira, 11/2, a programação segue com uma nova turma nesta sexta-feira, 13/2, e outras duas, nos dias 19 e 23 deste mês. As atividades serão realizadas nas instalações da faculdade Martha Falcão Wyden, sempre no turno vespertino.

 — — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Caio Alex Silva / Semsa