Profissionais da Prefeitura de Manaus promovem ação de saúde bucal em escola na zona rural

Por Prefeitura de Manaus

02/10/2025 16h52

Icone audio
#paratodosverem – Profissionais da prefeitura e crianças da comunidade durante ação

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus promoveram, nesta quinta-feira, 2/10, uma ação na comunidade Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do Baixo Rio Negro, para reforçar a importância do autocuidado e da prevenção em saúde bucal.

A programação foi desenvolvida pela equipe da Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), direcionada para estudantes da escola municipal São José 1.

O cirurgião-dentista Elves Guedes, idealizador e responsável pela execução da ação, explicou que o evento integra a 15ª edição do projeto “Sorriso do Livramento – educação, prevenção e cidadania”, também com participação de profissionais de saúde e de educação, e moradores da comunidade.

“O evento acontece anualmente desde 2011, incluindo passeatas nas ruas da comunidade em anos anteriores, e nasceu com o propósito de destacar, de maneira educativa e lúdica, as atividades de saúde bucal desenvolvidas ao longo do ano letivo com os estudantes. É uma estratégia pedagógica e comunitária em que saúde, escola e comunidade caminham juntas, levando mensagens de prevenção, cidadania e promoção da qualidade de vida”, destacou Elves Guedes.

A escola municipal São José 1 integra o Programa Saúde na Escola, com a equipe da UBSR Nossa Senhora do Livramento executando ações de saúde bucal para os estudantes, com a promoção de rodas de conversas para educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação de flúor, exame epidemiológico e tratamento curativo realizado na Unidade de Saúde.

De acordo com Elves Guedes, o trabalho integrado em saúde e educação é essencial, considerando que a infância e a adolescência são períodos decisivos para a formação de hábitos saudáveis de vida.

“Quando a escola assume esse papel em parceria com os serviços de saúde, cria-se um espaço fértil para que as crianças não apenas aprendam, mas também multipliquem o conhecimento junto às famílias e comunidades, incentivando pais, irmãos e vizinhos a adotarem hábitos mais saudáveis”, apontou Elves.

O cirurgião dentista lembra que a saúde bucal é essencial para a saúde integral de cada pessoa em todo o período da vida, da criança ao idoso, sendo fundamental em questões que influenciam desde a mastigação para garantir uma boa digestão de alimentos e absorção de nutrientes, até questões de estética e autoestima.

“Uma criança que não tem uma boa saúde bucal não consegue se concentrar na escola e o índice de absenteísmo em sala de aula vai crescer. Por tudo isso, a escolha dos escolares como protagonistas nas ações do PSE é estratégica. Ao aprenderem sobre escovação correta, uso do fio dental e alimentação saudável, as crianças internalizam valores que tendem a acompanhar por toda a vida”, concluiu Elves Guedes.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa