Prefeitura leva vacinação antirrábica a protetores e abrigos de animais na reta final da campanha anual
16/12/2025 17h07
#paratodosverem – Vacinadora da Semsa imunizando gato contra a raiva no colo de tutora
Nas últimas semanas da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal deste ano, a Prefeitura de Manaus oferta o serviço em domicílio para protetores e abrigos que contam com grande número de cães e gatos ainda não imunizados. A etapa urbana da ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, segue ainda com a oferta da vacinação nos bairros e em 52 pontos fixos, até o dia 29/12.
O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, explica que protetores e abrigos com pelo menos cinco animais, cães e gatos, podem solicitar o atendimento das equipes de vacinadores do órgão municipal pelo WhatsApp, no número (92) 98842-8359, bastando informar endereço e nome completo do responsável na mensagem.
“Apesar de estarmos chegando ao final da campanha, estabelecemos uma boa logística e esperamos atender as demandas de protetores e abrigos de animais pelo serviço de vacinação em um prazo de até 48 horas”, informa o gerente.
Em paralelo ao atendimento sob demanda, as equipes do CCZ Manaus continuam com a vacinação de casa em casa, em todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste. A estratégia iniciou em outubro, com visitas feitas por duplas de vacinadores e registradores, devidamente identificados e uniformizados, de segunda-feira a sábado, em dias úteis, sempre no período matutino.
“Neste momento, já passamos pelas ruas de todos os bairros, e agora estamos fazendo uma revisão, voltando às áreas com maior população animal para atender os tutores que não tiveram os animais vacinados na primeira passagem”, relata Rodrigo.
Para ampliar o acesso dos tutores, o serviço de vacinação de cães e gatos contra a raiva está sendo ofertado também em 52 pontos fixos, dentre eles o CCZ Manaus, na zona Oeste, e os centros de convivência Prefeito José Fernandes, na zona Leste, e Padre Pedro Vignola, na zona Norte, além de clínicas veterinárias parceiras da iniciativa, distribuídas por toda a cidade.
A lista de pontos, com endereços, dias e horários de atendimento, pode ser conferida em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.
Controle e erradicação
A campanha de vacinação antirrábica animal integra as estratégias da gestão municipal para controle e erradicação da raiva, sendo realizada anualmente para proteger tanto os animais quanto os seres humanos da doença. “A campanha deste ano iniciou no dia 1º/10 e está se encerrando, no dia 29, após três meses de atividades, mais do que os 45 dias de duração das edições anteriores”, pontua Rodrigo Araújo.
O gerente do CCZ Manaus enfatiza a importância da adesão dos tutores de cães e gatos à vacinação, salientando os registros cada vez mais frequentes de casos de raiva em localidades por todo o país. “Há pouco tempo, foram confirmados casos em bovinos em Presidente Figueiredo. Isso reforça a importância da população vacinar seus animais, e assim prevenir a reintrodução e circulação do vírus na nossa cidade”.
Rodrigo assinala que a raiva é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso e pode levar vítimas não vacinadas à morte em praticamente 100% dos casos. O vírus rábico, ele explica, pode ser transmitido para as pessoas por meio do contato com a saliva de animais infectados, principalmente por mordida ou arranhadura. Entre eles se incluem não só caninos, felinos, bovinos e equinos, como ainda animais silvestres, como morcegos e macacos.
“Caso seja atacada por um cão, um gato ou um animal silvestre, a pessoa deve primeiramente lavar o ferimento com água e sabão. Em seguida, deve buscar uma unidade básica para orientações e, caso necessário, encaminhamento para tratamento de profilaxia”, orienta.
Balanço
Ao todo, 206.489 animais, sendo 134.540 caninos e 71.949 felinos, receberam a vacina contra a raiva na etapa urbana da campanha municipal, até a segunda-feira, 15/12. A etapa rural da estratégia, realizada de abril a junho deste ano, nas comunidades fluviais e terrestres do município, alcançou um total de 6.775 animais vacinados, dentre eles 5.225 cães e 1.550 gatos.
A meta da campanha neste ano é imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 cães e 80 mil gatos. Para mais informações ou dúvidas sobre a ação, a população pode entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.
—— —– —–
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa


