Prefeitura convida população a participar da Consulta Pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
10/12/2025 16h04
#paratodosverem – Imagem aérea do Aterro Sanitário de Manaus
A Prefeitura de Manaus realiza, nesta quinta-feira, 11/12, a Consulta Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), em live que será transmitida por meio do Facebook e YouTube da prefeitura, a partir das 10h. A população pode participar, enviando sugestões, opiniões e críticas, por meio do endereço eletrônico, https://planodesaneamento.manaus.am.gov.br/consulta-publica/, de 11/12 a 9/2/2026.
A Consulta Pública integra as ações de escuta ativa, transparência e controle social, que orientam a revisão do PMSB e visa qualificar o planejamento do saneamento básico para os próximos 20 anos.
O plano, elaborado com apoio técnico da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), é um importante passo para a gestão municipal, como afirma o controlador-geral do município, Alessandro Moreira. “Será uma grande ferramenta orientativa da evolução do saneamento na cidade de Manaus nos próximos anos”, pontuou.
O controlador-geral enfatiza que Manaus terá pela primeira vez na sua história um plano de saneamento básico integrado com as quatro grandes áreas: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem. Ele explica ainda a importância da elaboração do plano, feito por entes a nível nacional e internacional.
“Esse plano foi elaborado com a participação de especialistas locais daqui de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de especialistas nacionais de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e com experiência de fora do Brasil, notadamente de Portugal com a participação da Lipor, que é um consórcio de gestão de resíduos sólidos da região de Porto”, explicou Moreira.
O controlador-geral do município convida a população a participar, reforçando o compromisso da gestão municipal de aproximar a sociedade das ações do poder público. “As nossas expectativas são muito grandes em relação à participação da sociedade e contamos com a colaboração e a participação de todos para elaborarmos esse plano fundamental para a cidade”, concluiu.

— — —
Texto – Oliveira Junior/CGM
Fotos – Arquivo/Semcom


