Prefeitura realiza reunião de planejamento para os 10 anos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
29/07/2025 16h55


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta terça-feira, 29/7, uma importante reunião de alinhamento para o planejamento do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, que neste ano celebra uma década de existência como o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil. O encontro ocorreu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
Marcado para acontecer nos dias 5, 6 e 7/9, no Centro Histórico de Manaus, o evento deste ano traz o tema “A Festa do Povo Floresta”, e promete ser a maior edição da história, consolidando o festival como referência nacional de acesso à cultura, diversidade e valorização da identidade amazônica.
Na programação, estão confirmadas mais de 2 mil apresentações de artistas locais, além de 20 atrações nacionais de peso, distribuídas em 17 palcos espalhados por toda a área do festival. Os espaços históricos e culturais da região central da capital serão novamente ocupados com música, arte urbana, gastronomia, exposições, teatro e ações interativas para todos os públicos.
Durante a reunião, o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, conduziu uma apresentação estratégica sobre o crescimento do festival ao longo dos anos. “O ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ será histórico. São 10 anos celebrando a cultura do nosso povo, abrindo espaço para artistas da terra e promovendo Manaus como potência cultural e turística. Essa é, sem dúvida, a maior festa popular gratuita da Amazônia e do Brasil”, destacou.
Segundo dados do “#SouManaus”, o público do festival tem crescido significativamente a cada edição: em 2022 foram mais de 380 mil pessoas, em 2023 esse número subiu para 420 mil, e em 2024 ultrapassou a marca de 450 mil participantes. A estrutura do evento comporta um público rotativo de até 200 mil pessoas por dia, movimentando a economia criativa, o turismo e o comércio da região.
A reunião demonstra que a realização do maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, também é resultado da união estratégica entre os diversos órgãos públicos municipais, cujo trabalho conjunto transforma o centro histórico em uma verdadeira celebração do povo manauara e de sua rica identidade cultural.

— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Thelson Souza/Manauscult