Ageman reforça que qualidade deve preceder expansão das obras de esgoto
20/02/2026 16h04
#paratodosverem – Equipes da Ageman fiscalizando obras
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) reforçou, na quinta-feira, 19/2, que a qualidade na execução e na recomposição das vias deve preceder qualquer avanço nas obras de expansão da rede de esgotamento sanitário na capital. Durante reunião com a concessionária Águas de Manaus, a Agência cobrou a correção imediata das não conformidades já identificadas, especialmente diante da intensificação do período chuvoso, que tem ampliado os transtornos à população.
O encontro reuniu técnicos da Ageman e representantes da concessionária para alinhar o cronograma de conclusão dos serviços relacionados à implantação das novas redes do programa “Trata Bem Manaus”. Com o aumento das chuvas, trechos que ainda apresentam falhas na recomposição asfáltica têm gerado impactos significativos para motoristas e pedestres.
Durante a reunião, o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, enfatizou que a concessionária deve priorizar a qualidade dos serviços executados, sobretudo na recomposição do asfalto nos locais onde houve intervenção para implantação das redes de esgoto. Ele também solicitou atenção especial à correção de vazamentos na rede de abastecimento de água, principalmente em vias que já passaram por recapeamento realizado pela Prefeitura de Manaus.
“Nós estamos todos os dias nas ruas fiscalizando e há vários casos que já foram alvo de vistoria da Ageman e ainda precisam ser corrigidos. Não há como a empresa querer avançar para outras áreas da cidade se ainda existe um passivo a ser sanado. Com o aumento do volume de chuvas, a situação tende a se agravar. O que hoje é uma pequena fissura, amanhã pode se transformar em um transtorno maior”, afirmou.
O diretor-presidente citou como exemplo os bairros Lírio do Vale e Nossa Senhora das Graças, que já foram alvo de notificações e aplicação de multas por parte da agência reguladora.
O coordenador de Relações Institucionais da Águas de Manaus, Leonardo Ferreira, reafirmou o compromisso da concessionária em sanar as pendências apontadas pela fiscalização e informou que haverá ampliação do número de equipes de obra para garantir maior celeridade nas correções.
Em relação ao bairro Lírio do Vale, a empresa informou que a mudança no procedimento de aplicação do asfalto já tem apresentado resultados positivos. A nova metodologia também está sendo adotada no bairro Nossa Senhora das Graças, com reforço previsto nos próximos dias para solucionar pendências na área do Vieiralves.
Outros bairros, como Nova Cidade, Novo Aleixo e o conjunto Augusto Montenegro, também estão recebendo os serviços de requalificação viária após a implantação das novas redes de esgotamento sanitário.
Metodologia
A metodologia Faixa F consiste na aplicação do asfalto em duas fases e exige melhor qualidade das equipes no trabalho de varrição, compactação e acabamento final. A mudança foi uma exigência da Prefeitura de Manaus.
— — —
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – Divulgação/Ageman


