Prefeitura de Manaus e Unicef capacitam profissionais de saúde para aprimorar ações de cuidado infantil
28/10/2024 11h56


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta terça-feira, 27/8, o curso “Atualização em Cuidados Pré e Pós-Natais”, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde, no Palacete Provincial, no Centro, zona Sul, como parte das ações da Estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi). A capacitação integra o convênio interinstitucional firmado entre a Semsa e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Na Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), a Uapi tem o objetivo de fortalecer os cuidados à primeira infância (crianças de zero a seis anos de idade), com ações de apoio técnico, monitoramento e mensuração de resultados de unidades de saúde e educação.
Na formação desta terça-feira, participaram 35 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros de dez Unidades de Saúde da Família (USF), que estão envolvidas na estratégia. A programação, realizada nos turnos matutino e vespertino, abordou a atenção pré-natal.
O tema foi abordado por representantes da Rede de Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), que é ligada ao Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), agência de desenvolvimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

A chefe do Núcleo Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, explicou que o ciclo das capacitações iniciou com a temática “Cuidado Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde para o Manejo da Obesidade Infantojuvenil” no final do mês de julho.
“Durante um ano, a rotina dessas unidades de saúde será acompanhada. Seus profissionais serão orientados e apoiados para que os indicadores de cuidados à saúde de gestantes e crianças até seis anos, sejam elevados. Ao final do ciclo, uma vez que os indicadores forem alcançados, o estabelecimento de saúde será certificado com o selo da Uapi”, reiterou Janaína.
Por meio de rodas de conversa, palestras e a participação ativa dos profissionais de saúde, o curso foi um momento importante para troca de experiências e informações, segundo a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa.
“Eu gostei muito dessa experiência. Um dos produtos do curso foi a construção de propostas para qualificar ainda mais o cuidado pré-natal e o cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal como um todo. Foi uma iniciativa valorosa para qualificar a oferta de serviços na Atenção Primária”, concluiu Gerda.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa