Prefeitura de Manaus orienta sobre a imunização na gestação para proteger bebês contra bronquiolite

Por Prefeitura de Manaus

08/01/2026 17h09

Icone audio
#paratodosverem – Enfermeira da Semsa realizando aplicação de vacina

Grávidas a partir da 28ª semana de gestação devem procurar uma unidade de saúde da Prefeitura de Manaus para receber a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A vacina começou a ser ofertada no Calendário Nacional de Vacinação em dezembro do ano passado, com o principal objetivo de prevenir as formas graves de doenças do trato respiratório que estão associadas ao VSR, como a bronquiolite, em crianças menores de seis meses de idade.

Em Manaus, a imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está disponível em 148 Unidades de Saúde. A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, explica que a vacina induz a produção de anticorpos contra a doença causada pelo vírus sincicial, o que leva à transferência placentária dos anticorpos ao feto.

“Os anticorpos produzidos a partir da vacina atravessam a barreira placentária e são transmitidos à criança, garantindo proteção nos primeiros meses de vida”, destaca.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o vírus Sincicial Respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em menores de dois anos, sendo que a vacina confere proteção imediata ao recém-nascido e deve reduzir a necessidade de hospitalização por doenças respiratórias.

Gerda Costa explica que as gestantes que realizam o pré-natal na rede pública e na rede privada podem procurar a vacinação, em uma das Unidades de Saúde da Semsa, apresentando a comprovação de idade gestacional.

“Pode ser a caderneta da gestante, exame de ultrassom ou encaminhamento e relatório médico que indique a idade gestacional a partir de 28 semanas, cerca de sete meses de gravidez. E é importante lembrar que uma criança recém-nascida acometida com bronquiolite tem chances reais de evoluir para o óbito, já que o sistema imunológico ainda está em evolução”, alerta.

Além da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, o Calendário Nacional de Vacinação recomenda a atualização vacinal das gestantes com imunizantes contra outras doenças, prevenindo complicações durante a gravidez e reforçando a imunidade dos recém-nascidos.

Gerda Costa explica que, em cada gestação, a mulher deve receber a vacina contra influenza, covid-19, difteria, tétano e coqueluche (dTpa) e Vírus Sincicial, e também deve ser feita a atualização vacinal para hepatite B e da vacina dT (difteria e tétano), quando necessário.

“A imunização é uma estratégia para proteger a saúde da mulher e do recém-nascido contra doenças que podem potencializar o risco de mortalidade materna, fetal e infantil. Uma recomendação é que as gestantes iniciem o pré-natal o mais cedo possível nas unidades de saúde, quando é realizada a avaliação da situação vacinal”, orienta Gerda Costa.

Até o momento, a Semsa já registrou a aplicação de 2.413 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A relação de locais, com endereços e horários de atendimento para a imunização, pode ser consultada on-line pelo link https://bit.ly/44pYdLU

—- —– —- 
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos –  Divulgação/Semsa