Mais de 36 mil estudantes da Prefeitura de Manaus realizam 8º simulado ‘Pró-Saeb’

Por Prefeitura de Manaus

03/09/2025 12h57

Icone audio
Saeb #paratodosverem – Estudante da Prefeitura de Manaus realizando a 8ª edição do Simulado “Pró-Saeb”

Com total de 36.175 alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 3/9, a 8ª edição do Simulado “Pró-Saeb”. A prova que serve de preparação pedagógica para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), teve a participação de 22.552 estudantes do 5º ano e 13.623 do 9º ano.

A prova do Saeb 2025 será aplicada entre 20 e 31/10. As ações preparatórias, como os simulados, seguem mobilizando as unidades escolares e tem encerramento neste mês. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devidamente diagnosticados e acompanhados conforme suas necessidades específicas, também participam da avaliação.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Superar a meta 

Com média de 8,0 nos simulados anteriores, a escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, zona Sul, foi uma das unidades de ensino que participou do simulado. Para alcançar e superar seus objetivos, a equipe pedagógica realizou várias atividades com os alunos, como análise de dados referentes ao teste, educação emocional, oficinas de aprendizagem de acordo com a dificuldade de cada aluno, dinâmica de turmas com metas a serem alcançadas e acompanhamento familiar.  

A diretora da escola Regiane Chaves afirmou que a cada simulado procura superar as metas destinadas, pois o desafio é deixar os alunos mais preparados possíveis para conseguir uma boa nota na prova do Saeb.

“Com certeza, a nossa meta que veio da secretaria é 8,2, mas a nossa meta, enquanto escola, é 8,7. Nós estamos trabalhando, de forma contínua, juntamente com a Semed, desenvolvendo várias atividades e na expectativa de ter um bom resultado. Os simulados vieram para melhorar muito o nosso modo de entender como as crianças se desenvolvem”, concluiu.

De acordo com a aluna do 5º ano, Alicia Valeska dos Santos Nobre, de 10 anos, com participação nos outros simulados, seu propósito é manter ou superar sua média 8,0. Para isso, ela se preparou muito e contou com o apoio das professoras.

“Minha expectativa é grande, porque o professor é muito exigente com a gente por causa dos simulados. Mas é um bom sinal, pois a gente vai tirando notas boas. A gente está se preparando para o Saeb também. A nota define como a gente está. A diretora separa as turmas para a gente ter alguns reforços no aprendizado”, contou.

Com média pessoal de 7,5, o aluno do 5º ano, Jean Francisco de Oliveira Xavier Costa, de 10 anos, vive a expectativa de superar seus limites, mas principalmente avaliar seu aprendizado no trabalho pedagógico realizado pela escola.

“Meu objetivo é 8,5 para cima ou 9,0. Acredito que vou bater essa meta por causa da preparação dos professores. A professora sempre passa muita tarefa para casa, junto de uma revisão muito boa. Além disso, ela também ajuda muita gente com a apostila. Ela vem nos ensinando sobre isso desde o 4º ano para o Saeb. A professora nos motiva todo dia para nós superarmos as nossas barreiras para tirar uma nota maior”, finalizou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Ulisson Santos/Semed

Disponíveis em  – https://flic.kr/s/aHBqjCsYHY