Prefeitura intensifica ações de prevenção do câncer de mama no ‘Outubro Rosa’
30/09/2025 15h55


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensifica as ações de prevenção do câncer de mama, ao longo do próximo mês, como parte da campanha “Outubro Rosa”. A mobilização inicia nesta quarta-feira, 1º/10, com o reforço na oferta de serviços de rastreio e diagnóstico precoce nas unidades da rede básica, aliado a ações de educação em saúde e de incentivo aos cuidados preventivos junto à população.
Dentro da agenda, as unidades da Semsa vão intensificar a realização de exames clínicos das mamas e a solicitação de mamografias, orientando também para a realização do exame preventivo do câncer do colo uterino. A agenda inclui ainda o “Dia D”, no dia 18, com concentração de ações de rastreio e prevenção; rodas de conversa; atividades educativas extramuros; e reforço na vacinação contra HPV entre meninas e meninos de 9 a 14 anos, em parceria com escolas da rede pública, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, relata que a secretaria conduz, durante todo o ano, estratégias e ações para prevenção do câncer de mama, que são intensificadas no mês de outubro, na rede municipal de Atenção Primária à Saúde (APS).
“Orientamos as equipes e unidades de saúde para implementar ações de prevenção do câncer de mama, no sentido de incentivar as usuárias a realizar consultas e exames. Se diagnosticada de forma precoce, as chances de cura da doença podem chegar a 95%”, assinala a gestora.
Conforme Lúcia, mulheres cisgênero e homens transgênero devem realizar o exame clínico das mamas nas unidades da rede de saúde, com profissional médico ou enfermeiro. Ela explica que a faixa etária para rastreio do câncer de mama, com a realização de mamografia preventiva a cada dois anos, é de 50 a 74 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
“Orientamos as mulheres nessa faixa etária a procurarem a unidade de saúde mais próxima para ter a solicitação da sua mamografia efetuada. Desse modo, elas estarão em dia na saúde e no cuidado contra o câncer de mama”, enfatiza ela, destacando que o serviço está disponível em todas as unidades da rede básica, algumas das quais funcionam aos sábados, e também nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher.
Pessoas de 40 a 49 anos, de acordo com Lúcia, também têm acesso garantido ao exame, por solicitação do profissional de saúde, após avaliação conjunta com o paciente, levando em conta os benefícios e riscos do procedimento nessa faixa etária. No caso de lesões suspeitas no exame de imagem, complementa a gestora, o diagnóstico deverá ser feito por meio de biópsia da mama.
Lúcia destaca que a Semsa conta com estabelecimentos de saúde que ofertam exames de mamografia com equipamentos digitais, além de duas unidades do Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM), que ofertam biópsias por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). “Com esses serviços, a Semsa vem favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno, contribuindo para reduzir casos de sequelas e mortes pela doença em Manaus”.
O câncer da mama é um dos tipos que mais atingem a população feminina em todo o mundo. Em Manaus, a estimativa é de 420 casos da doença em cada ano do triênio de 2023 a 2025, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Para 2025, são estimados 429 casos, patamar equiparado ao do câncer do colo do útero, tipo mais incidente entre as mulheres na região Norte”, completou Lucia.
Programação
A programação do “Outubro Rosa” da Semsa terá abertura oficial na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste, no próximo dia 9. No evento, será também destacado o “Outubro Verde”, mobilização anual voltada à prevenção e combate à sífilis.
Outro destaque na agenda do “Outubro Rosa” é o “Dia D”, que acontece
na manhã do sábado, dia 18, nas unidades de horário ampliado e nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher da rede municipal. Na ação, as equipes de saúde vão intensificar os serviços de rastreio do câncer de mama e do colo do útero nas unidades.
A programação do “Dia D” acontece na USF Alfredo Campos e USF Amazonas Palhano, no Distrito de Saúde Leste; na USF Major PM Sálvio Belota e USF Carmen Nicolau, no Norte; na USF José Rayol dos Santos, no Sul; na USF Leonor de Freitas e USF Deodato de Miranda Leão, no Oeste; e USF Ada Viana, no Rural. As cinco Unidades Móveis de Saúde da Mulher também integram a ação, em seus respectivos distritos.
A Semsa vai promover também uma série de rodas de conversa nas unidades de saúde, destacando a prevenção, o diagnóstico precoce e o autocuidado, com ênfase na promoção da saúde da pessoa idosa. O primeiro encontro será nesta sexta-feira, 2/10, às 9h, na USF Armando Mendes, zona Norte, seguindo na USF Ajuricaba, zona Oeste, no dia 6; USF Rural Pau Rosa, no dia 7; USF Fábio do Couto Valle, zona Leste, no dia 7; e USF Frank Rosemberg Calderon, zona Sul, no dia 23.
As ações de promoção da saúde e prevenção do câncer de mama vão alcançar também as servidoras da Semsa Manaus, com uma atividade de educação em saúde no próximo dia 7, em articulação com a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da secretaria.
Vacinação
As estratégias de prevenção do câncer do colo do útero são reforçadas também no “Outubro Rosa”, com destaque para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), causador da doença.
Ao longo de todo o mês, as unidades de saúde da rede municipal vão intensificar as ações para a imunização de meninas e meninos de 9 a 14 anos, população-alvo da vacina, nas escolas da rede pública de educação vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) da Semsa.
Webconferências
Também como parte do “Outubro Rosa”, a Semsa Manaus vai realizar duas webconferências com foco na temática do câncer de mama, tendo como público-alvo os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), dentro do projeto “Diálogos na APS” da secretaria.
O primeiro encontro on-line acontece no dia 15, com o tema “O papel da Atenção Primária na prevenção do câncer de mama”, conduzido por uma equipe multiprofissional da APS, formada por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista e profissional de educação física.
Já no dia 30, é a vez da conferência “Serviço Diagnóstico da Mama (SDM): avanços e desafios”, conduzida pela enfermeira do SDM da policlínica Castelo Branco da Semsa, Jane Greice Aguiar Batista.
Doenças
O câncer de mama é causado pelo crescimento anormal de células nas mamas, sendo o tumor maligno mais frequente entre as mulheres em todo o mundo. O sintoma mais comum da doença é o surgimento de nódulo, em geral indolor, mas podem ocorrer também secreções e alterações na pele da mama, com a aparência de “casca de laranja”.
O rastreio da doença é realizado com mamografia, sendo o diagnóstico feito por biópsia. A detecção precoce e o tratamento da doença em tempo oportuno elevam as chances de cura, que podem chegar a 95%.
O câncer do colo do útero é causado pelo HPV, sendo o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina em Manaus. A doença é considerada amplamente prevenível, tendo maiores chances de cura quando diagnosticada de forma precoce e tratada adequadamente.
As estratégias de prevenção do câncer uterino incluem a vacinação contra o HPV, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em dose única, bem como o rastreio por meio do exame preventivo, capaz de detectar os estágios pré-cancerosos da doença e recomendado para todas as pessoas com útero de 25 a 64 anos, de forma prioritária.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa