Prefeitura reforça fiscalização e combate ao transporte clandestino em Manaus

Por Prefeitura de Manaus

16/01/2026 13h16

Icone audio
Operação #paratodosverem – Agentes de trânsito fiscalizando veículos durante a operação “Transporte Legal”

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na manhã desta sexta-feira, 16/1, a operação “Transporte Legal”, com foco na fiscalização de veículos que atuam no transporte de passageiros na capital. A ação, coordenada pelo setor de Transportes do órgão, ocorreu na avenida Cosme Ferreira, zona Leste da cidade, em frente ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Durante a operação, foram abordados 45 veículos, entre automóveis de fretamento, táxis e mototáxis. Como resultado da fiscalização, quatro autuações foram registradas por irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros, incluindo um mototáxi sem documentação, dois casos de fretamento clandestino e um veículo de locação que circulava com pneu em condições inseguras, colocando em risco a segurança dos usuários.

Além das autuações, a operação resultou na apreensão de três veículos, sendo um mototáxi sem a documentação exigida e dois veículos utilizados de forma irregular para fretamento clandestino. Os veículos foram removidos conforme a legislação de trânsito e permanecerão à disposição do órgão até a regularização das pendências.

De acordo com o diretor de Operações de Transportes do IMMU, Alfredo Maciel, a ação tem caráter repreensivo e busca garantir mais segurança à população. “Nosso objetivo é coibir o transporte irregular e assegurar que apenas veículos devidamente autorizados e em condições adequadas estejam circulando. Esse tipo de fiscalização protege tanto o usuário quanto o profissional que atua de forma legal”, destacou.

A Prefeitura de Manaus reforça que operações como a “Transporte Legal” são realizadas de forma contínua em diferentes zonas da cidade, com o intuito de ordenar o sistema de transporte, combater a clandestinidade e garantir mais segurança e qualidade no serviço prestado à população.

— — —

Texto – Marcelo Lima/IMMU

Foto – Divulgação/IMMU