NOTA
17/09/2026 9h09
A Prefeitura de Manaus informa que foi concluída a recuperação da adutora de 500 milímetros localizada na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, nas proximidades da sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), na madrugada desta quinta-feira, 17/9, com liberação do trecho interditado para o tráfego. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) segue acompanhando os serviços emergenciais realizados pela concessionária Águas de Manaus após o rompimento de duas tubulações na zona Oeste.
No local, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também atuaram na organização do trânsito e orientação aos motoristas. As equipes da concessionária permanecem mobilizadas na rua Guanapuri (Ipase), no bairro Compensa, onde a manutenção, devido à complexidade da intervenção, tem previsão de conclusão durante a manhã desta quinta-feira, seguida do reaterro para liberação da via. A Ageman acompanha os trabalhos desde o início das ocorrências e monitora seus impactos.
A paralisação necessária aos reparos provocou interrupções temporárias e oscilações no abastecimento de água nas zonas Oeste, Centro-Oeste e Norte. Segundo a Águas de Manaus, o abastecimento será restabelecido gradativamente, com previsão de normalização completa em até 48 horas após a conclusão dos serviços. A Ageman acompanhará o fornecimento durante o período.
A Ageman informa ainda que encaminhou duas notificações à concessionária, que terá cinco dias para apresentar informações técnicas sobre as causas dos rompimentos e as providências adotadas. Informações preliminares apontam que uma queda no fornecimento de energia elétrica afetou o funcionamento do sistema e ocasionou sobrecarga na rede. A Agência também solicitou informações sobre os imóveis atingidos pelo volume de água.
A prefeitura e a Ageman continuarão fiscalizando a obra até a conclusão dos reparos e a completa normalização do fornecimento de água nas áreas afetadas de Manaus.
—— —– —–
Texto – Tereza Teófilo / Ageman


