Prefeitura de Manaus moderniza controle interno com novo Sistema de Auditoria em parceria com a Prodam

Por Prefeitura de Manaus

13/01/2026 16h11

Icone audio
#paratodosverem – Controladora-geral em exercício, Lucilene Viana, acompanhada pelo coordenador de Área, Gleuson Chaves, e pelos diretores da CGM, Izomitel Filho e Joabe Riker durante treinamento

A Prefeitura de Manaus deu um passo histórico rumo à modernização e eficiência da gestão pública, nesta terça-feira, 13/1, com o início do treinamento especializado do novo Sistema de Auditoria. A ferramenta é uma solução tecnológica desenvolvida por meio de uma parceria estratégica entre a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam).

A abertura do treinamento aconteceu na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e reuniu o corpo de auditores da CGM e a equipe de especialistas da Prodam, unindo o conhecimento normativo à expertise tecnológica para a consolidação da nova ferramenta.

A controladora-geral em exercício, Lucilene Viana, acompanhada pelo coordenador de Área, Gleuson Chaves, e pelos diretores da CGM, Izomitel Filho e Joabe Riker, conduziu o treinamento e reafirmou o compromisso da gestão com a transparência e o rigor técnico. 

“Investir em novas metodologias não é apenas uma escolha de gestão, mas uma necessidade para o aprimoramento do controle interno, conforme previsto na Constituição Federal”, destacou.

Inovação

A implementação do sistema marca o encerramento de um ciclo de auditorias que eram realizadas de forma predominantemente manual. A transição para o ambiente digital representa um avanço significativo em termos de automação. Com a nova plataforma, o trabalho de fiscalização e acompanhamento junto às Unidades Gestoras torna-se mais ágil e seguro, reduzindo margens de erro e otimizando o tempo de resposta do controle municipal.

O aprimoramento do controle interno é um pilar fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e transparente. A nova metodologia de trabalho, baseada em sistemas inteligentes, permite que a CGM atue de forma mais estratégica, oferecendo diagnósticos precisos sobre a gestão administrativa do município.

A melhoria é considerada um marco promissor para a administração pública municipal, já que substitui processos burocráticos por fluxos de trabalho dinâmicos. A automação permite que o auditor foque na análise crítica e na proposição de melhorias, enquanto o sistema processa grandes volumes de dados com rigor e exatidão.

—– —– —-

Texto – Joabe Riker e Oliveira Junior / CGM
Fotos – Oliveira Junior / CGM e Divulgação / Prodam