Sistema de transporte escolar de Manaus é destacado por comitiva do governo federal
18/09/2019 20h05

A gestão em educação da Prefeitura de Manaus mais uma vez chama atenção e pode se tornar modelo no cenário nacional. Nesta quarta-feira, 18/9, membros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), e da empresa alemã Faboro Deutschlan Gmbh vieram à capital para conhecer a estrutura da rede municipal de ensino, principalmente do transporte escolar fluvial, que atende as escolas da zona ribeirinha.
“Manaus deu um grande salto na sua educação básica e temos colhido bons resultados no Ideb, mas também em importantes competições educacionais dentro e fora do país. É um trabalho de muito comprometimento, tanto de nossa parte, enquanto gestor, melhorando as estruturas e investindo em ações pedagógicas, como dos professores, que têm feito toda a diferença no aprendizado dos nossos alunos, até dos que vivem mais distantes da área urbana de Manaus”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
O primeiro momento do encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10, zona Centro-Sul, onde foram apresentados os resultados educacionais alcançados na rede, sobre o calendário escolar, extensão e o atendimento dos estudantes e professores na zona urbana e rural de Manaus. Em seguida, a comitiva seguiu para visitar a escola municipal Francisco Coelho, no rio Amazonas. Ao longo desta quinta-feira, 19/9, serão visitadas escolas municipais do rio Negro.
A visita tem o objetivo de conhecer como funciona o atendimento feito pelas embarcações da prefeitura e avaliar de que forma o FNDE, por meio da empresa alemã, pode contribuir com um meio de transporte mais sustentável e prático para a rede municipal de ensino de Manaus, além de levar o modelo implantado para outras secretarias de Educação do país.
“Há mais de um mês, o FNDE já tinham nos procurado devido aos resultados que Manaus tem alcançado na educação e que está relacionado a uma estratégia de gestão que conseguimos empreender. Alguns processos foram refeitos, com intuito de melhorar os índices dos indicadores pedagógicos e um deles é o processo do transporte escolar, onde conseguimos fazer o georreferenciamento de todas as rotas e, com isso, otimizamos o acesso dos alunos e professores. Isso chamou atenção do FNDE, que quis conhecer de perto como conseguimos todo esse feito”, explicou a titular da Semed, Kátia Schweickardt, ao destacar que todo esse processo de reelaboração e reorganização foi acompanhado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.
A Prefeitura de Manaus gerencia 49 escolas ribeirinhas, que atendem aproximadamente de 2,8 mil alunos ao longo das calhas dos rios Amazonas e Negro. Cada unidade possui embarcação para o transporte escolar. De acordo com coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, João Antônio Lopes, Manaus chamou atenção pelo modelo de gestão e de atendimento à comunidade e, por isso, resolveram vir até a capital do Amazonas com uma empresa para conhecer o que já era feito e verificar a possibilidade de desenvolver uma tecnologia de embarcação adaptada à realidade da Amazônia. “Manaus, de fato, é um modelo no quesito de gestão e um local onde o investimento pode ser visto, por isso queremos oferecer uma tecnologia inovadora, um barco mais eficiente, mais leve, com menos uso de combustível, para amenizar o impacto financeiro e uma manutenção razoável para o município”, comentou Lopes.
A empresa Faboro foi procurada pelo FNDE, devido aos serviços tecnológicos nas embarcações da Alemanha, que utilizam a energia solar, substituindo gasolina e diesel. “Nós vamos conhecer de perto a construção das embarcações e o que precisa ser feito em relação à tecnologia e convertê-las para uma energia renovável, que é a solar”, disse a suplente do representante do Estado de Baden-Württemberg no Brasil, Priscila Loro.
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed e Nathalie Brasil / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmH3ZmxW