Prefeitura de Manaus amplia sinalização em vias estratégicas da capital

Por Prefeitura de Manaus

18/09/2025 16h27

Icone audio
#paratodosverem – Nova faixa de pedestre em frente à unidade de ensino

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta semana, serviços de reforço da sinalização horizontal e vertical em vias de grande circulação das zonas Norte, Leste, Oeste e Centro-Sul. A ação aconteceu para aumentar a segurança de pedestres e motoristas, reduzir riscos de acidentes e melhorar a fluidez do tráfego em pontos estratégicos da cidade.

Na zona Oeste, a avenida Brasil, entre as avenidas Constantino Nery e Coronel Cyrillo Neves, recebeu novas seccionadas brancas. Na zona Leste, a avenida Cosme Ferreira, do São José ao viaduto do Anel Leste; avenida Santa Ana (Campo Monte Sião); avenida Pirarucu (Instituto Leão de Judá) e a rua Espigão (Escola Francisca de Paula de Jesus Izabel), ganharam faixas de pedestres, linhas de retenção, seccionadas amarelas e placas de orientação de travessia.

O vice-presidente de trânsito do IMMU, Leda Júnior, frisou os benefícios diretos à mobilidade. “Com sinalização renovada, o trânsito flui de forma mais organizada. Há menos conflitos entre veículos, motoristas respeitam melhor as regras e toda a cidade ganha em segurança e eficiência”, afirmou.

Na zona Norte, a rua Elias Ramiro Bentes (Centro Educacional Meus Primeiros Passos) recebeu placa de travessia, enquanto ruas como São Marcos, Adelino Costa, O, U e Eduardo Campos, no bairro Cidade Nova, foram sinalizadas com legendas PARE, linhas de retenção e seccionadas. Já na zona Centro-Sul, a rua Desembargador Gaspar Dutra (próximo ao Cras União) e o cruzamento da avenida Gabriel Corrêa Pedrosa com a avenida Ivanete Machado (Parque 10 de Novembro), receberam legendas PARE, canalizações, linhas de retenção e seccionadas brancas.

O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, destacou a importância das intervenções. “A sinalização garante orientação clara e melhora a segurança em áreas de grande fluxo, sobretudo próximas a escolas, onde há maior circulação de pedestres. Esse trabalho reduz riscos de acidentes e dá mais fluidez ao tráfego”, afirmou.

As ações integram o programa permanente da Prefeitura de Manaus para garantir um trânsito mais seguro e acessível em pontos estratégicos da capital.

—- —- —-
Texto e Fotos –  Divulgação/ IMMU