Prefeitura inaugura viaduto Márcio Souza no aniversário de Manaus como um presente para os motoristas da capital

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 19h30

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inaugurou, nesta quinta-feira, 24/10, o viaduto Márcio Souza, situado na rua Rio Preto, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, que dá acesso à avenida Governador José Lindoso. A entrega no aniversário de 355 anos da capital amazonense simboliza um importante benefício para a população, especialmente para os motoristas que enfrentavam congestionamentos diários na região.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a entrega do complexo foi realizada em período recorde. “É uma alegria redobrada estar inaugurando o viaduto Márcio Souza para melhorar a mobilidade urbana da cidade de Manaus no dia do seu aniversário. É a terceira grande obra de mobilidade que a atual gestão entrega. Temos muito carinho, muito zelo, porque, além de ser extremamente necessário, também quebrou todos os recordes de construção. Foi entregue em sete meses, para que a gente pudesse chegar hoje e viabilizar o tráfego aos motoristas”, informou Rotta.

Durante os horários de pico, aproximadamente 3.000 veículos transitam, por hora, em ambas as direções. Este é o terceiro viaduto construído pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana em áreas de tráfego intenso.

“Hoje, é um dia de muita alegria, o aniversário de Manaus. Junto com essa data importante, fazemos a grandiosa entrega de mais um complexo viário, que vai melhorar significativamente o tráfego nesta área, que antes era muito congestionada. Este foi o viaduto de construção mais rápida da história de Manaus. Foram sete meses de trabalho, desde a colocação da primeira estaca até a entrega final”, afirmou o secretário de Obras, Heliatan Botelho.

Após a liberação do viaduto, os dois semáforos da área foram desativados, reduzindo a retenção de veículos que ocorria diariamente naquela região, afetando a rotatória do Coroado e as avenidas Ephigênio Salles, Rio Preto e Governador José Lindoso.

Homenagem
“A minha família se sente muito honrada de homenagearem meu tio, que foi muito importante para a cultura do nosso Estado. Ainda mais receber essa homenagem no dia do aniversário da cidade. Ele estaria extremamente feliz, porque Manaus era uma grande paixão para ele”, declarou a sobrinha do homenageado, Raíssa Souza.

O escritor, dramaturgo, romancista e jornalista Márcio Souza nasceu em Manaus (AM), em 4 de março de 1946. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Seu primeiro romance data de 1976, “Galvez: imperador do Acre”. Foi autor de mais de 20 livros, dentre eles “História da Amazônia”, “Mad Maria” e “Amazônia Indígena”.

Ocupou também cargos públicos, como a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo federal, e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em Manaus. Márcio Souza morreu no dia 12 de agosto de 2024, aos 78 anos de idade.