Prefeitura promove vivência para motoristas e cobradores voltada ao atendimento de PcDs e idosos
03/06/2026 12h33
#paratodosverem – Sala de aula com vivência para motoristas e cobradores dentro do programa “Escola de Transporte Inclusivo”
O trabalho diário no sistema de transporte coletivo ganhou, na terça-feira, 2/6, uma nova perspectiva para mais de 40 motoristas e cobradores da Viação Via Verde. Com olhos vendados, uso de bengalas ou manuseando cadeiras de rodas, eles vivenciaram na prática as dificuldades enfrentadas por Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos em Manaus. A iniciativa faz parte do programa “Escola de Transporte Inclusivo”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Um dos principais objetivos da vivência é qualificar os condutores para oferecer atendimento seguro visando as necessidades diárias desses passageiros. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Claudenilson Pereira Batista, 62, participou da orientação dos trabalhadores.
“Essa interação entre usuários do transporte coletivo e os condutores é muito importante. Cada um fazendo a sua parte, contribuímos para a inclusão de todas as pessoas que necessitam do serviço. A gente sempre recomenda que se coloque no lugar do outro. Essa ainda é a melhor forma de entender que precisa ter paciência, o que serve não somente para a lapidação, enquanto profissional, mas também enquanto cidadão e ser humano”, frisou Claudenilson.
De acordo com a servidora da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamile Campelo, a troca de informações entre palestrantes e os operadores das empresas de ônibus é a principal para mudança de comportamento no trânsito. “A nossa vivência foi muito proveitosa. Tivemos a presença do professor Claudenilson, que tem a vivência de ser uma pessoa com deficiência visual e, por isso, trouxe experiências do dia a dia e dos desafios enfrentados. Ele trocou essa experiência com os operadores, entre motoristas e cobradores, trazendo uma realidade que precisa ser alcançada para todo o público”, afirmou Jamile.
Por meio do programa “Escola de Transporte Inclusivo”, a Prefeitura de Manaus pretende estender o treinamento a outras garagens e consórcios, firmando compromisso de construir uma mobilidade mais acessível e eficiente para todos.
— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Karol Silva/IMMU


