Prefeitura de Manaus autua veículos pesados por desrespeitar zona de restrição
10/09/2025 14h48


Mais uma ação na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta quarta-feira, 10/9, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul. A fiscalização resultou em 11 veículos autuados por desrespeitar o horário determinado para tráfego de veículos pesados naquela via, além de 11 outras autuações, em um total de 22.
Na ação, os agentes de trânsito realizaram a verificação de documentos e fizeram inspeções físicas, assegurando que os caminhões estivessem dentro dos limites de peso e horário estipulados para a avenida.
A operação monitorou os horários permitidos e o peso dos veículos em circulação, conforme as normas municipais estabelecidas para a via. A iniciativa faz parte dos esforços contínuos para garantir a segurança e a fluidez do trânsito na região.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, destacou que as ações de fiscalização são fundamentais para manter a ordem no trânsito e proporcionar a segurança de todos. “Seguir as regras de trânsito é fundamental, principalmente em vias que possuem restrições específicas, como a avenida Mário Ypiranga Monteiro. Vamos manter essas operações para assegurar o cumprimento da lei e, assim, garantir uma mobilidade urbana mais organizada e segura”, destacou.
Regras
De acordo com as regras de circulação, os veículos com até 16 toneladas podem circular das 6h às 9h. Já os caminhões com até oito toneladas têm a circulação permitida das 9h às 20h. A ZMRC inclui, além da Mário Ypiranga Monteiro, as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Maceió, Umberto Calderaro Filho e trechos de mais dez ruas do centro da cidade.
As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados, que necessitarem transportar cargas com urgência ou motivos de força maior, devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.
— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU