Prefeitura de Manaus promove reunião para alinhar medidas de combate às queimadas

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 11h21

Icone audio
#paratodosverem vice-prefeito Marcos Rotta coordenou o encontro realizado no auditório da prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, na manhã desta quinta-feira, 11/7, um encontro que reuniu diversas secretarias da gestão municipal e representantes dos municípios da região metropolitana da capital, que visam atuar de forma coordenada e integrada no combate às queimadas.  Entre as ações apresentadas pela prefeitura está a criação do grupamento ambiental da Guarda Municipal de Manaus, que busca agir para atender demandas que envolvam incêndios ambientais e invasões de terra.

O vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou que, apesar de Manaus ter registrado menos de um por cento dos focos de incêndios no Amazonas nos primeiros sete meses de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ainda sim, a prefeitura está vigilante e atenta no combate aos incêndios.

“Estamos fazendo essa reunião para que a gente possa afinar as ações, tanto da capital quanto dos municípios do interior. O momento não é de procurar culpados, mas de unidade. Por isso tomamos essa iniciativa. Regramentos, legislações e decretos nós já temos. O momento agora é de sensibilizar as pessoas”, disse.

Para o secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, a reunião estratégica mostra que a prefeitura tem feito grande esforço coletivo para evitar um cenário igual ao de 2023, em que a fumaça proveniente de outros municípios do Estado afetou a qualidade do ar da capital.

“Nós precisamos nos articular. E estamos em diálogo também com o entorno da cidade de Manaus. Nós temos aqui também a presença de lideranças comunitárias, de ribeirinhos da zona rural de Manaus e representantes de associações de moradores. Precisamos conversar, precisamos agir”, ressaltou.

Grupamento Ambiental

#paratodosverem Guarda Municipal de Manaus criou o grupamento ambiental

Medida inédita e histórica, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) criou o patrulhamento ambiental com servidores da Guarda Municipal treinados e focados no combate aos crimes ambientais. Os agentes vão, inclusive, acompanhar a Semmasclima em diligências e investigações de casos desse tipo.

O secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, lembra também que a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do número 153 para fazer denúncias de quem estiver provocando queimadas.

“Apesar da gente já saber que o foco principal das queimadas que trazem fumaça para Manaus não é de Manaus, as que estiverem aqui nós já temos o grupamento para prender esses infratores que fazem esse tipo de coisa”, relatou.

Mecanização agrícola

Em outra frente de atuação, a prefeitura, via Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), vem desenvolvendo programa de mecanização agrícola de pequenos e médios produtores para combater a prática de queimadas no solo.

Wanderson Costa, titular da Semacc, reforçou que a medida está reduzindo ainda mais focos de incêndio na capital enquanto fortalece e agiliza a produção rural do município.

“Com esse programa que a prefeitura vem desenvolvendo, a gente sai de uma realidade dessas queimadas para uma nova realidade, trazendo o solo com qualidade, um calcariamento melhor, adubação melhor, gerando solo mais saudável e diminuir o impacto do desmatamento florestal”, explicou.

Denúncias de queimadas em Manaus

 A Semmasclima recebeu 19 denúncias de queimadas urbanas em Manaus, de janeiro a maio de 2024, atuando nestas por meio do departamento de Fiscalização. A população pode fazer denúncia, caso presencie a queima de resíduos e de vegetação, ligando para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmasclima: (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.

— — —

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – Antonio Pereira / Semcom