Zona Norte ganha terceira unidade de saúde com horário estendido

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2013 17h12

Icone audio

A zona Norte de Manaus ganhou mais uma unidade de saúde que vai oferecer atendimento em horário estendido para a população. A reinauguração da Unidade de Saúde Ambulatorial (USA) Balbina Mestrinho (Núcleo III, Cidade Nova) aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto e do secretário municipal de Saúde, Evandro Melo. A USA vai disponibilizar atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira das 7h as 21h, e aos sábados das 7h às 17h.

Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito lembrou que a Unidade de Saúde foi construída no ano de 1992, ainda durante seu primeiro mandato na prefeitura, como parte do projeto de expansão da Atenção Primária em Saúde no município de Manaus. “O nosso objetivo é dar continuidade ao projeto de melhoria da qualidade e da eficiência para a área da saúde, principalmente na zona Norte, que é a região que mais cresce em termos de população e por isso precisa ter acesso ao maior número de serviços possível”, destacou Arthur Neto, que também anunciou aumento para os servidores da Semsa, após ter a contas da Prefeitura saneada.

O prefeito ressaltou, ainda, que, com a reinauguração da USA Balbina Mestrinho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passou a disponibilizar atendimento com horário estendido em dez unidades de saúde, sendo três na zona Norte. “A ampliação do acesso aos serviços de saúde faz parte do compromisso que a Prefeitura de Manaus assumiu para melhorar cada vez mais o atendimento para a comunidade”, disse o prefeito.

O secretário Evandro Melo explicou que a USA Balbina Mestrinho, além de ampliar o espaço para consultas, organizou a oferta de novos serviços para a população, como ultrassonografia, raio x e eletrocardiograma. “A intenção é fazer com que a população tenha acesso, em um mesmo local, à maioria dos serviços de saúde. Queremos que as pessoas consigam resolver pelo menos 85% das suas demandas em saúde sem precisar fazer o deslocamento para outros locais”, informou.

O prédio da USA Balbina Mestrinho foi inaugurado em 1992 e oferecia atendimento como uma Unidade Básica de Saúde/Pronto Atendimento (UBS/PA), disponibilizando consultas ambulatoriais e de emergência. Com a conclusão da reforma, a Prefeitura de Manaus aumentou a capacidade da unidade de saúde para atendimento de consultas com clínico geral e ampliou o espaço de recepção em ambiente climatizado para a população.

A USA, que antes contava com apenas um consultório para atendimento com clínico geral, passou a ter três consultórios, além das salas para consulta com ginecologista e pediatra. O atendimento de enfermagem também passou de um para dois consultórios, e mais uma sala para acolhimento e triagem dos pacientes.
Outros serviços oferecidos pela unidade de saúde são: consultas odontológicas, coleta de material para exame de preventivo, serviço social, farmácia, imunização, curativo, atendimento de casos suspeitos de dengue, prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama, pré-natal e acompanhamento dos pacientes que participam de programas de saúde como Combate e Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Tuberculose, Hanseníase e Bolsa Família.

Moradores
Para o presidente da Associação de Moradores do Núcleo III da Cidade Nova, Sywan Peixoto Júnior, a reinauguração da unidade de saúde vai beneficiar mais de oito mil moradores da área, além das comunidades vizinhas, com o retorno da oferta dos serviços de saúde. “A comunidade espera há quase dois anos pelo retorno pleno da Unidade de Saúde. E agora, temos uma estrutura mais confortável e humanizada para o atendimento”, afirmou Sywan Júnior.

A cerimônia de reinauguração contou com a participação de Kádya Verçosa de Medeiros Raposo, filha do ex-senador Gilberto Mestrinho e neta de Balbina Mestrinho, que dá o nome à Unidade de Saúde Ambulatorial.

As outras duas unidades de saúde da zona Norte que oferecem atendimento em horário estendido são a USA Sálvio Belota, bairro Santa Etelvina, e a UBS Áugias Gadelha, bairro Cidade Nova.

NASFs
Também como parte do projeto de ampliação dos serviços de Atenção Primária em Saúde, o secretário Evandro Melo anunciou a composição de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), formados por profissionais como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo, e que darão apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo Evandro Melo, a Semsa pretende montar 40 NASFs, sendo 10 ainda este ano. A meta é que cada NASF ofereça apoio a três equipes a Estratégia Saúde da Família, que farão o encaminhamento do paciente quando necessário. “O atendimento a ser oferecido por cada NASF vai depender da necessidade identificada pelas equipes da ESF e de acordo com o perfil de cada comunidade”, ressaltou Evandro Melo.