Viva Centro chega às avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro

Por Prefeitura de Manaus

11/09/2013 13h58

Icone audio

A Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 14, a terceira edição do programa Viva Centro. Desta vez, duas das principais vias do Centro foram atendidas com diversas ações de reordenamento da área: as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Centro (SEMC) e tem participação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Pública (Semulsp), de Saúde (Semsa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), de Produção e Abastecimento (Sempab), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), do Manaustrans, da Manauscult, da Ouvidoria e da Casa Militar.

Logo no início da ação, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Semsa interditaram um lanche, que funciona na Praça do Relógio, por vender alimentos sem condições de consumo. Carnes e frangos eram acondicionados em sacos plásticos, sem identificação do fabricante e do prazo de validade. O alimento foi apreendido para ser inutilizado. O proprietário foi autuado. A multa para esse tipo de crime varia de R$ 74,59 a R$ 29.836,00.

“Dependendo do que se encontre, nós fazemos a apreensão, inutilização e em casos mais graves, a interdição. Neste caso, é uma situação gravíssima e o lanche está sendo lacrado. A população deve estar atenta sobre as condições que esses estabelecimentos funcionam para evitar doenças. Uma situação típica: a pessoa que manipula o lanche é a mesma que recebe o dinheiro. Não pode. Vai contaminar o alimento e quem o consumir vai adoecer”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Eunice Alves. O disque denuncia da DVisa é o 0800 092 0123.

Ações Integradas

Na Praça do Relógio foram montadas barracas onde as secretarias desenvolveram diversas ações. A Semmas realizou a distribuição de 250 mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Além do trabalho de orientação sobre os cuidados com o plantio e educação ambiental. A Semasdh cadastrou pessoas para recebimento do Bolsa-Família, enquanto a Semsa realizou testes de glicemia e aferição de pressão. Já a Semtrad emitiu carteiras de trabalho, realizou atendimentos para receber o seguro-desemprego além de cadastros para emprego. Duzentos novos postos de trabalho foram disponibilizados apenas nesta ação.

“Em apenas oito meses nós atingimos a meta estabelecida pelo Ministério do Trabalho e empregamos mais de três mil pessoas. Agora em setembro vamos estabelecer uma nova meta que deverá ser cumprida até agosto do ano que vem. Serão mais 5 mil novos empregos que vamos oferecer através dos nossos postos no Sine Manaus do Centro e da zona Norte”, declarou Vicente Filizzola, subsecretário da Semtrad.

Agentes da Sempab verificaram a ocupação do espaço público, orientando os comerciantes em geral, proprietários de lojas, camelôs e vendedores ambulantes, principalmente, sobre a exposição de produtos, que não devem ser feitos nas calçadas, impedindo a passagem dos pedestres.

Para o secretário municipal do Centro, Rafael Assayag, as pessoas estão entendendo, cada vez mais, que as ações são para melhorar um dos pontos turísticos mais visitados da capital. “Quando nós lacramos um estabelecimento irregular, quando pedimos para um lojista colocar a mercadoria para dentro da loja, estamos querendo apenas trazer a ordem para o Centro. Isso aqui era um absurdo de tanta confusão. Ninguém podia andar tranquilamente pelas calçadas. Nosso trabalho é sério e os lojistas, ambulantes e principalmente a população, estão entendendo isso. É uma nova Manaus que está surgindo. E tudo isso está entre as determinações do nosso prefeito Arthur Neto”, concluiu Assayag.

Ordenamento

Durante a semana, já como parte da Operação Centro Vivo, o Implurb emitiu oito notificações por ausência de Habite-se. Quatro foram referentes a centros comerciais: Galeria Destaque, Galeria Central, Galeria BBC e Rei Indústria e Comércio de Relógio Ltda. Nenhum compareceu ao Implurb para apresentação de documento.

As demais notificações foram dadas para Condomínio Edifício Ultra Mariano (hotel), Condomínio Edifício Ajuricaba (hotel), Joaquim Lourenço (hotel) e Roberto de Souza Akel (hotel). Compareceram ao Implurb com documentação, o Ajuricaba, com processo Habite-se de 1995, e o Akel, com processo Habite-se de 1994. Ambos estão em análise técnica para verificar e confrontar as situações da época que foram expedidos com a estrutura atual.

Reportagem: Leonardo Fierro