Veterinários do CCZ comemoram data com avanço do controle de zoonoses e campanha de vacinação antirrábica

Por Prefeitura de Manaus

09/09/2015 14h40

Icone audio

vacinantirrab (2)

 

O dia 9 de setembro é uma data dedicada aos veterinários, profissionais responsáveis pela assistência a animais domésticos e silvestres. Em Manaus, 10 deles atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão responsável por investigações de casos suspeitos de zoonoses como a raiva, leptospirose e leishmaniose visceral; pelo controle populacional de cães e gatos por meio do implante de microchips nos animais, combinada à abordagem educativa de saúde e guarda responsável, castração e fiscalizações zoosanitárias, além da campanha anual de vacinação antirrábica animal.

 

Segundo o diretor do CCZ, o veterinário Adailton Pereira, os profissionais atuantes na área hoje comemoram a ampliação dos serviços, especialmente quanto à castração e à identificação dos animais. “Com a inauguração de duas unidades móveis de controle de zoonoses, em abril deste ano, nós mais que dobramos a quantidade de procedimentos realizados. Antes das unidades móveis, de janeiro a abril de 2015, fizemos 1.389 cirurgias. De 14 de abril até hoje, já foram 3.917 animais castrados, totalizando 5.306 animais castrados no período. Ou seja, saltamos de uma média de 347 para 660 procedimentos realizados mensalmente e isso é motivo de muita felicidade para nossos profissionais”, comemorou.

 

Outro motivo de lembrança da data é o início da campanha de vacinação antirrábica 2015. “No dia 8 começamos o treinamento dos vacinadores/registradores que irão atuar na ação prevista para os meses de setembro e outubro. Nossa meta, com o reforço desses profissionais contratados por meio de processo seletivo simplificado, é vacinar mais de 218 mil animais”, enfatizou o diretor, esclarecendo que na zona Rural – compreendendo a BR-174, a AM-010 e áreas ribeirinhas – a imunização já foi concluída distribuindo 9.742 doses.

 

O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, José Horácio, explicou que, a exemplo dos anos anteriores, será mantida a estratégia de percorrer as casas para garantir a cobertura vacinal. “As duplas, formadas por um vacinador e um registrador, farão as visitas domiciliares a partir da próxima sexta-feira, dia 11 de setembro. Eles vão contar com o apoio do responsável pelo animal para a contenção do mesmo”, reforçou.

 

Caso o domicílio visitado esteja fechado, os responsáveis podem procurar pelo Distrito de Saúde daquela zona para imunizar o animal. Um posto de vacinação irá funcionar nessas unidades, de segunda a sexta-feira (8h às 16h) e também no sábado (8h ao meio dia), até o dia 23 de outubro.

 

Reportagem: Cleamy Albuquerque

Fotos: Rodemarques Abreu

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315