Unidades Básicas de Saúde da Família terão Academia da Saúde e parque infantil
11/04/2013 23h17

O prefeito Arthur Neto entregou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS 46), no bairro Zumbi II, zona Leste, na tarde desta quinta-feira, 11, quando anunciou que a prefeitura de Manaus irá ampliar o espaço transformando em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Esses espaços serão os novos modelos das casas de saúde nesta gestão. Eles terão de 350 a 600 metros quadrados, com três a quatro equipes da Estratégia Saúde da Família e ainda vão ganhar Academia da Saúde e parque infantil para entretenimento e lazer das crianças.
“Teremos equipes com professores de educação física, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas que trabalharão juntos com os médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde. Queremos preservar a saúde e não tratar somente a doença. As crianças também terão um espaço de lazer para práticas de brincadeiras saudáveis, para colaborar com seu desenvolvimento”, ressaltou o prefeito Arthur Neto.
Durante a inauguração, o prefeito Arthur Neto destacou o fato de que a prefeitura tem procurado atuar na ampliação do acesso da população aos serviços básicos de saúde e estabelecendo ações que possam ter impacto na melhora da qualidade vida das pessoas.
O prefeito disse ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa deve inaugurar 40 NASF, sendo 10 ainda este ano. A meta é que cada NASF ofereça apoio a três ou quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, que farão o encaminhamento do paciente quando necessário.
“O atendimento a ser oferecido por cada NASF vai depender da necessidade identificada pelas equipes da Semsa e de acordo com o perfil de cada comunidade. A meta é atender 100% da população da área de abrangência e ainda conseguir resolver 85% dos problemas de saúde”, ressaltou.
Novo modelo
De acordo com o secretário de saúde , Evandro Melo, a Semsa está implantando um novo modelo de gestão, da Rede de Atenção Primária, que pretende dar ênfase também para o remodelamento das redes de Urgência e Emergência, da Rede Cegonha (estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde fundamentada nos princípios da humanização e assistência das mães e recém-nascidos) e da Rede de Atendimento às Doenças Crônicas, com destaque para Diabetes e Hipertensão Arterial, dando prioridade às zonas Norte e Leste de Manaus.
“A mudança no modelo de atendimento é um desafio que precisa ser enfrentado e a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, pretende realizar os trabalhos de forma alinhada com a Secretaria Estadual de Saúde, realizando o trabalho de forma integrada e que possa beneficiar a população”, concluiu.