UBS São Francisco vai beneficiar mais de 18 mil pessoas por ano

Por Prefeitura de Manaus

28/06/2016 15h07

Icone audio

ubs2

 

A prefeitura entregou nesta terça-feira, 28, mais uma obra de saúde.  Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco reabre suas portas na rua Rodolfo Valle, bairro São Francisco, zona Sul da capital, com capacidade para atender até 18.942 pessoas por ano. Essa é a 49ª obra de saúde entregue na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

“É a nossa 38ª Unidade Básica de Saúde, uma obra essencial e que vai servir muito aos moradores dessa localidade. Lamento o que acontecido na esfera estadual com o fechamento de estruturas de saúde, mas estamos fazendo a nossa parte para atender melhor ao povo de Manaus”, afirmou o prefeito.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a estrutura passa a ter 637,21 m2 de área construída e melhor condições para atendimento das demandas espontâneas e programadas. “Essa unidade é tradicional e atendia a comunidade há muito tempo. A readequação foi importante para oferecer melhorias nos serviços prestados para a população, além de mais qualidade e conforto aos servidores”, disse o secretário da pasta, Homero de Miranda Leão.

 

As equipes da UBS São Francisco são compostas por médicos clínicos, ginecologista-obstetra, pediatra, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, assistentes em administração, além de auxiliares/técnicos em enfermagem, saúde bucal, patologia clínica e serviços gerais.

 

“Sempre fui bem atendida e agora tenho certeza que vai ser melhor. Ficou tudo bonito, com ar condicionado e todo conforto. Aqui faço todos meus exames de coração e tudo pertinho de casa”, comemorou a aposentada Francisca Regis, de 80 anos, moradora da comunidade.

 

Serviços

 

A UBS São Francisco conta com os serviços de consulta médica (clínico geral, pediatria e ginecologia), consulta de enfermagem e de assistência social, serviço odontológico, sala de vacina, curativo, nebulização, posto de coleta fixo, posto de coleta de leite humano (credenciado pela Rede Nacional de Bancos de Leite Humano), dispensação de medicamentos, triagem neonatal, atendimento e profilaxia da raiva humana, baciloscopia de tuberculose, abordagem sindrômica das DSTs, administração de medicamentos e aferição de pressão arterial, acompanhamento do programa Bolsa Família, atividades de promoção e prevenção à saúde, além do acompanhamento de outros programas de saúde.

 

Fotos: Alex Pazuello e Marcio James/Semcom