Termina o prazo para recadastramento do Bolsa Família
16/01/2015 18h04

Pelo menos mil pessoas passaram nesta sexta-feira, 16, pela sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para fazer o recadastramento obrigatório do Programa Bolsa Família. O procedimento foi obrigatório para quem não atualizava os dados desde 2012.
De acordo com a coordenadora do setor de Divisão de Renda da Semasdh, Ivone Ribeiro, algumas pessoas confundiram as datas e mesmo sem precisar fazer a atualização de dados, procuraram as 18 unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e a sede da Semasdh, na Avenida Ayrão s/nº, Centro, para tentar fazer o recadastro, o que causou demora no atendimento. “É preciso dizer que esse recadastramento é somente para pessoas que realizaram atualização há dois anos, ou seja, em 2012. Algumas pessoas que fizeram no ano passado acabaram vindo aqui, sem necessidade”.
Mesmo com quase um ano de prazo para atualizar o cadastro, muitos beneficiários deixaram para a última hora. Foi o caso da dona de casa Maria das Graças. “Eu estava com uns problemas em casa, por isso só deu para eu vir fazer o cadastro hoje, mas deu tudo certo”, afirmou.
Até novembro do ano passado, pouco mais de quatro mil famílias precisavam fazer a atualização de dados. Os números deste ano ainda não foram divulgados pelo governo federal. Quem perdeu o prazo do recadastramento terá o benefício bloqueado e suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que controla o programa em todo país. Os números serão divulgados na próxima semana.
A próxima atualização de recadastramento está marcada para março deste ano. Beneficiários que fizeram o cadastro em dois mil e treze serão os convocados.
Texto: Francisco Carlos Júnior
Fotos: Diego Caja