Sociedade civil tem participação efetiva no segundo dia da III Conferência Municipal do Meio Ambiente
06/06/2013 18h14

A III Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), prosseguiu nesta quinta-feira, 6, com a participação efetiva da sociedade civil, entre os quais os representantes dos catadores de material reciclável, que compareceram ao auditório Rio Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para o segundo dia de trabalho do evento.
Numa sessão plenária realizada para aprovação do Regulamento da Conferência, logo pela manhã, aproximadamente 250 pessoas, entre representantes dos movimentos sociais e dos setores empresarial e governamental, conseguiram aprovar o Regimento Interno da III CMMA – documento que vai nortear o funcionamento dos trabalhos – e dar continuidade à programação que se estendeu à tarde com as reuniões dos grupos temáticos.
A III CMMA prosseguirá na sexta-feira, 7, quando acontecerá a sessão plenária, na qual será aprovado o conjunto de propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e nacional. Também acontecerá a eleição para a escolha dos 72 delegados de Manaus que participarão da conferência estadual, a ser realizada em agosto próximo. Pela manhã, os trabalhos se iniciaram com as leituras oficiais do Decreto Convocatório da Conferência, número 1223, assinado pelo prefeito Arthur Neto, e do Regimento Interno do evento.
O Regulamento da Conferência foi colocado em discussão entre os participantes. À tarde, os conferencistas partiram para a discussão dos grupos de trabalho, dentro dos eixos temáticos Produção e Consumo Sustentável, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego Trabalho e Renda e Custeio do Manejo dos Resíduos Sólidos.
Os trabalhos foram abertos pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt. Durante a leitura, os participantes apresentaram destaques ao regulamento da III CMMA, que foram apreciados e votados em plenária. A secretária lembrou que a discussão do regulamento é importante e visa facilitar a convivência entre os conferencistas e dar transparência ao encaminhamento dos trabalhos. Os destaques surgidos, em geral, tratavam a respeito do credenciamento, do tempo para defesa de propostas e da metodologia de trabalho dos grupos temáticos. Todas as propostas de alteração e inclusão foram apreciadas e votadas.
Júlio Pedrosa
Ascom-Semmas