Servidores têm até quinta-feira para fazer matrícula em MBA da Prefeitura com UEA
19/08/2015 12h01

Os servidores públicos do município, classificados para o curso de MBA em Gestão Pública da Prefeitura de Manaus, têm até esta quinta-feira, 20, para efetivarem a matrícula na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A entrega da documentação começou na terça-feira, 18, e deve ser feita no período de 8h ao 12h e de 13h às 17h. No total, foram 45 classificados em função do exame, feito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sendo 36 efetivos e outros nove comissionados, celetistas e RDA.
A parceria entre a Prefeitura e a Universidade foi firmada no dia 8 de julho, por meio de assinatura de termo de cooperação técnica. Antes de fechar com a UEA, a Espi – órgão responsável pela concepção do curso – analisou propostas de 12 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. Com a parceria, coube à UEA o trabalho de exame, processo de classificação e equipe docente. Já o município ficou responsável pelo custeio do MBA e a cessão do espaço físico, por meio da Espi – local onde vão acontecer as aulas.
A iniciativa agradou muitos aos servidores e a expectativa para o início das aulas é grande. Aprovado em primeiro lugar no exame, o servidor Cláudio Marcelo, que está há 19 anos na Prefeitura e hoje atua pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), esteve na sede da Espi no primeiro dia de matrículas.
“Estou na Prefeitura há 19 anos e pela primeira vez eu vejo a iniciativa de oferecerem condições de aperfeiçoamento para o servidor. Minhas expectativas agora são as melhores possíveis. Sabemos que o processo seletivo foi sério, que a instituição que vai promover o MBA, é uma instituição séria, então sabemos que quando sairmos do curso, teremos um conteúdo de gestão pública para poder traduzir em benefícios para a sociedade”, avalia o servidor público.
Outro que está há quase 20 anos na esfera municipal é Roberto Neri Alves, lotado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Para ele, é “satisfação própria”, depois de concluir uma graduação aos 53 anos de idade, poder fazer uma pós-graduação. “Tenho o intuito de aprimorar meu conhecimento e defendê-lo dentro da secretaria. Lá, a gente vê o alto grau de dificuldade e despreparo de alguns servidores. E pretendo não parar por aí. Se tiver um mestrado, também vou querer participar. Meu propósito maior é o conhecimento para aplicar no dia-a-dia”, destacou Roberto.
A entrega da documentação deve ser feita na sede da Espi, na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras. O MBA em Gestão Pública da Prefeitura com a UEA terá a duração de um ano e quatro meses, finalizando em dezembro de 2016.
“A assinatura do termo com a UEA representa a abertura de muitas frentes de trabalho e melhoria da máquina pública. O primeiro passo desse termo vai ser a primeira turma de MBA para os servidores do município” avalia Luiza Bessa, diretora-geral da Espi.
Reportagem: Mário Bentes