Servidores recebem capacitação de excelência em áreas estratégicas
12/04/2013 9h02

A capacitação dos servidores públicos em conhecimentos técnicos e de excelência na gestão é uma das diretrizes da Prefeitura para transformar Manaus em um lugar melhor para se viver. Nestes 100 dias, a prioridade foi o treinamento estratégico das equipes com foco em resultados de curto prazo e a reorganização da estrutura administrativa e financeira da Fundação Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (FESPM), além das ações de qualificação do servidor em médio e longo prazos.
Nesse período, foram realizados 15 treinamentos em áreas específicas do conhecimento, com destaque para o curso de “Gestão de Projetos: da Elaboração à Prestação de Contas”, que vai viabilizar a implantação do Escritório Modelo de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura. Organizou, ainda, o seminário “Todos juntos por Manaus”, em que o prefeito consolidou as diretrizes de trabalho, junto aos gestores de órgãos do município, que deverão ser adotadas no decorrer desta administração.
A FESPM realizou, também, o levantamento de necessidades, identificando quais são as áreas que precisam de maior atenção e intervenção da Política de Capacitação do município, o que deu origem ao Catálogo de Cursos 2013. O órgão também consolidou parcerias para a realização de curso de Graduação em Administração Pública, já em andamento e está trabalhando junto com a UGP Copa para definir Programas de Qualificação e Voluntariado para a Copa de 2014.
Bolsa Universidade
A FESPM incorporou os programas de inclusão socioeducacional como o Bolsa Universidade, que mantém mais de 39 mil bolsistas. A FESPM coordenou o desenvolvimento e disponibilização do sistema eletrônico do programa, que informa ao candidato o resultado, situação e classificação eletrônica, além de ter assegurado a confecção do Manual do Bolsista e a total lisura na divulgação do resultado do processo seletivo 2013, realizando as chamadas e remanejamento dos candidatos. Ainda na área educacional outra conquista foi o decreto que possibilita ao estudante ser beneficiário do Bolsa Universidade e, ao mesmo tempo, de financiamento parcial por intermédio do FIES ou de qualquer outra fonte pública ou privada.
Idiomas
Nos próximos dias a FESPM lança o programa Bolsa Idiomas, que vai ampliar o acesso ao ensino de língua inglesa a pessoas de baixa renda. O projeto já foi encaminhado à Câmara Municipal de Manaus, para aprovação. Também já elaborou todo o material didático que servirá de base para o Programa de Idiomas, destinado a servidores municipais, que atuam em áreas onde há contato direto com o cidadão e turistas.