Servidora da Semed lança livro sobre Educação e o Espaço Não Formal
30/11/2015 8h54

Relatar a importância do conhecimento científico, a formação para professores e o espaço não formal que o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) oferece para a elaboração de aulas mais atrativas, são alguns dos pontos abordados no livro “Educação e o Espaço Não Formal: Bosque da Ciência de Manaus um olhar a cerca do uso pelas instituições de Ensino Superior”, que será lançado no próximo dia 3 de dezembro, no auditório Paulo Burnhaim, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O livro foi escrito pela professora e mestre Silvia Carla Figueiredo de Queiroz Barros, que é assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte 3, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com a escritora, o público-alvo do livro são os professores que ainda estão graduando, para que eles tenham a noção de aproveitamento de espaços não formais para as aulas, como o Bosque da Ciência.
“Tudo iniciou numa dissertação de mestrado em Educação, durante a disciplina de Educação Ambiental. Visitamos o Bosque da Ciência e nessa visita vi que ali era um ambiente propício para o aprendizado do aluno, mas os professores não valorizam esse espaço não formal. Eles trabalham mais em sala de aula e acabam passando despercebidos desses espaços que a cidade nos oferece para trabalhar”, explicou, salientando que o Bosque da Ciência é uma minifloresta dentro de uma área urbana, que muita gente não tem conhecimento.
“Vi que é importante o professor, enquanto graduando, ter essa noção para que quando estiver em prática na sala de aula, possa ter recursos para trabalhar sua disciplina de forma variada”, relatou Silvia Barros.
Lançado pela BK Editora, o exemplar contém 120 páginas e contou a orientação dos doutores Manoel do Carmo da Silva Campos e Faustino Repillado. Ainda de acordo com a autora, o tema do livro começou a ser pensado em 2009, mas somente a partir de 2011 que foi colocado em prática.
Silvia Barros destacou o espaço que foi oferecido pela chefe da DDZ Norte 3, Arlete Mendonça, em abrir as portas para que ela pudesse trabalhar diretamente com os professores os temas que são apresentados no livro.
“Como assessoria pedagógica, pude trabalhar diretamente com a dificuldade que os professores têm em levar práticas pedagógicas para sala de aula e pude orientar para que eles pudessem usar espaços não formais, que podem ser até aos arredores da escola. Poucos professores sabem como usar esses espaços e isso esperamos que seja melhor preparado durante a graduação”, enfatizou.
O lançamento do livro acontecerá durante a programação da 2ª Mostra de Intercâmbio de experiências em educação ambiental na Amazônia: Interculturalidade na Educação Ambiental.
Texto: João Pedro Figueiredo
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188/ 98155-1491/ 98124-2626