Servidora da Prefeitura de Manaus receberá prêmio nacional

Por Prefeitura de Manaus

20/06/2013 0h19

Icone audio

A servidora municipal Aline Aquino Pinto receberá, nesta quinta-feira, 20, no Rio de Janeiro, o “Prêmio Prof. Sidney Luiz de Matos Mello de Excelência na Produção Científica e Reconhecimento ao Progresso da Sustentabilidade”, durante o IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão 2013. A servidora da Prefeitura de Manaus conquistou a premiação após submeter ao Congresso, artigo científico de autoria dela, que faz uma proposta de novos indicadores de desempenho voltados para a análise e prestação de contas, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorrerá no Rio até sábado (22).
Além de receber a premiação na abertura do Congresso que será na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a servidora irá apresentar o trabalho no sábado, 22, aos demais participantes do evento, na Universidade Federal Fluminense. O artigo científico que resultou na premiação é o trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Administração Pública, oferecido pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Apenas sete trabalhos de todo o país foram selecionados para ganhar destaque no evento, com premiações. O trabalho da amazonense foi o melhor da sua categoria.
Formada em Ciências Contábeis pela Ufam e, agora, especialista em Administração Pública, a servidora é concursada da Semed e desenvolve, atualmente, atividades como contadora na Fespi. A servidora explica que o artigo ‘Painel de Indicadores de Desempenho: Uma Proposta de Otimização na Análise e Prestação de Contas – Semed’ é resultado de um longo período de pesquisa, realizada no ano de 2012, em que identificou, na época, a necessidade de implantar melhorias no sistema de monitoramento, otimização e fiscalização da prestação de contas, na Semed. “De modo geral, vimos que é financeiramente viável e administrativamente vantajoso adotar, na administração pública, indicadores de avaliação de desempenho e de fiscalização, focados na prestação de contas”, destacou. O trabalho da especialista teve como orientador o professor mestre da Ufam, Armando Araújo de Souza.
A especialista frisa que desenvolveu quatro vetores de monitoramento, para prestação de contas: produtividade dos servidores responsáveis pela atividade; qualidade; efetividade; e rastreabilidade das prestações de conta. No caso da produtividade, por exemplo, ela adotou um cálculo básico, que permite identificar algumas situações – quantos processos estão sendo avaliados dentro de um determinado período de tempo e, ainda, quantos servidores deverão estar envolvidos nessa atividade, para assegurar o cumprimento dos prazos. Informações desse tipo, diz ela, são importantes para assegurar gerenciamento mais eficiente. “Para implantar esse tipo de avaliação, o investimento é baixo. As avaliações precisam, basicamente, de um programa de Excel”, diz Aline, lembrando que já recebeu convite da Semed para implantar o modelo, quando retomar as atividades na unidade.
A diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa Rebelo, avalia a premiação da servidora como uma grande conquista para a Prefeitura. “A premiação do artigo premia a parceria realizada entre a Fespi e a Ufam, bem como o  esforço e a dedicação da servidora durante a realização da pesquisa. O esforço conjunto deve continuar e incentivar a geração de novas pesquisas no sentido de contribuir para a melhoria da gestão pública”, destacou.
Sobre o Congresso – O IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão e a 12th International Conference On Corporate Social Responsibility são eventos técnico-científico de abrangência internacional. Os eventos são realizados por um grupo de organizações, dentre as quais: Montfort University (Inglaterra), Yildiz University (Turquia), Adingor – Associación para el Desarollo de la Ingenería de Organización, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), Instituto Brasileiro de Petroleo Gás e Biocombustíveis (IBP), Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção e Firjan. Tem o objetivo de gerar trocas de informações sobre temas relevantes ligados a Gestão e a Responsabilidade Social Organizacional.

Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – FESPI
Assessoria de Comunicação – Adyam Litaiff
Tel.: 3651-7126