Semulsp realiza caminhada para indentificar pontos de lixeira viciada
11/01/2013 16h30

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública, por meio da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública, Cedolp, realizou uma caminhada por várias ruas do Centro da cidade para identificar novos pontos onde existam lixeiras viciadas. Membros da Associação Comercial do Amazonas, ACA, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, acompanharam a ação e apresentaram resultados do trabalho de conscientização que está sendo realizado junto a empresários e lojistas de diversos segmentos.
“Esse trabalho de conscientização ainda está no início, mas já está rendendo frutos. É um trabalho de formiguinha e todos precisam entender que os benefícios se estendem à sociedade. Inclusive o consumidor vai se sentir melhor no ambiente que ele circula, podendo contemplar o Centro”, afirmou o presidente em exercício da ACA, Ataliba Filho.
Dois novos pontos de lixeira viciada foram identificados pela comissão. Um entre as ruas Guilherme Moreira com Quintino Bocaiúva e outro na Avenida Getúlio Vargas. A partir da próxima semana, os agentes da Semulsp começam o trabalho de conscientização de lojistas nessas áreas.
Em quatro dias de atuação no Centro da cidade, a avaliação do trabalho é positiva, segundo a gerente da Cedolp, Eliza Miller. “Com a diminuição do material jogado e exposto nas ruas, as lixeiras viciadas, aos poucos, vão sendo eliminadas, ou seja, a população já consegue perceber a diferença. Nós acreditamos que em até 45 dias a gente consiga dar o diferencial determinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirma.
Ainda de acordo com Eliza, as parcerias firmadas entre a Prefeitura de Manaus e as diversas entidades de classe, tem sido o ponto fundamental para o sucesso do trabalho.
A assessora da Abrasel, Marilza Mascarenhas, disse que a entidade tem implantado projetos que caminham na direção do trabalho realizado pela Semulsp.
“Uma das nossas ações é orientar nossos associados sobre a importância de recolher o óleo, que pode ser reutilizado e transformado em outro produto. E para 2013, véspera do ano da Copa, queremos firmar muitas parcerias para efetivar o trabalho de bares e restaurantes e colaborar com toda a sociedade”, afirmou.