Semtrad supera metas dos 100 dias

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 8h51

Icone audio

Os primeiros 100 dias de administração do prefeito Arthur Virgílio Neto na área do trabalho foram premiados com a aprovação, pelo Ministério do Trabalho, dos convênios plurianuais que vão garantir um valor global de R$ 10 milhões para serem investidos em qualificação profissional por meio do Sine-Manaus. Desses recursos, R$ 1,07 milhão já foram liberados referente a primeira parcela aprovada para o primeiro semestre deste ano.

Com esses recursos será possível ampliar o trabalho que a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad) já vem realizando nesses 100 dias, que foram dedicados principalmente à implantação do projeto piloto “Circuito do Trabalho” na zona Leste que oferece o serviço itinerante do Sine/Manaus como encaminhamento para o emprego, cadastro para o mercado de trabalho, emissão de carteiras de trabalho, emissão de seguro-desemprego e palestras de orientação ao trabalhador. Com esse trabalho, 2.229 trabalhadores já foram atendidos em bairros como Nova Floresta, João Paulo, Jorge Teixeira e São José.

Foi com o circuito do trabalho que a Semtrad detectou a necessidade de implantar módulos de qualificação profissional, que começou pela Escola Municipal Madre Tereza, no bairro Nova Floresta. A atividade é dividida em quatro etapas, com ensino de Português, Matemática, Informática e orientação ao trabalhador. A primeira turma, de 45 alunos, foi certificada no último dia 03 de abril, ocasião em que também foi anunciada a contratação de 20 desses novos trabalhadores, para atuar em uma fábrica do Polo Industrial de Manaus.

Feira de Artesanato

Estimular o artesanato local como uma das formas de gerar emprego e renda também está entre as ações da Semtrad. Em fevereiro, a secretaria selecionou artesãos que participaram da Feira de
Artesanato Mundial (FAM), no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. Nos próximos meses, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semtrad, vai disponibilizar mais locais para a realização de feiras e eventos similares para criar novas oportunidades de geração de renda e oportunidades de negócios.

Telecentros

A Semtrad também já está trabalhando para ampliar os serviços e também buscar novas parceria para qualificar mão-de-obra e levar a inclusão social a criança e adultos, por meio dos telecentros. “Além de oferecer cursos de informática básica, vamos preparar jovens e trabalhadores para concurso público com aulas de matemática e português”, disse o secretário da Setrad, Guto Rodrigues. Os telecentros também vão oferecer curso de idiomas para qualificar profissionais para a Copa de 2014.

Os telecentros oferecem serviços de acesso gratuito à internet e cursos de capacitação para crianças, jovens, adultos e idosos. Os usuários dispõem de acesso a páginas da web, correio eletrônico, pesquisas, produção de trabalhos, leitura de notícias e e-mails, além de uma programação de cursos de informática básica.

Bancos Comunitários

A Semtrad já está trabalhando em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para definir as bases da cooperação que irá fomentar os bancos comunitários – serviços financeiros solidários em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para geração de trabalho e renda, por meio de financiamento de produção e consumo e apoio à cultura e ao lazer nas comunidades. O banco comunitário é administrado pela própria comunidade por meio do comitê gestor, conselhos comunitários ou fóruns de empreendedores locais.