Semsa vai atender 2,5 mil pessoas no Rio Amazonas
14/02/2013 15h58

A Prefeitura de Manaus continua o trabalho de maior atenção ao moradores de área ribeirinha da cidade. Nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, a Unidade Móvel Fluvial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) partiu para mais uma viagem em direção ao rio Amazonas. O objetivo é levar atendimento médico-laboratorial e odontológico para uma população de aproximadamente 2,5 mil moradores da região. Esta é a segunda viagem que o barco Catuiara faz ao rio Amazonas para atendimento de quatro dias em seis postos de saúde e comunidades ribeirinhas.
Além de prestar assistência, a equipe vai dar continuidade ao levantamento das necessidades de exames especializados, como mamografia, que serão oferecidos pelo Programa Manaus Saúde Itinerante, a partir de março. Segundo o secretário municipal de Saúde, Evando Melo, é prioridade do Distrito de Saúde (Disa) Fluvial é ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços pouco oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural.
“Por isso levaremos as Unidades Móveis do Programa de Saúde Itinerante, para que as mulheres possam fazer ultrassom e mamografia e a população em geral tenha atendimento, inclusive de oftalmologia e odontologia”. As unidades móveis seguirão em balsas para as comunidades.
O barco Catuiara, que é operado pela Semsa, por meio do Disa Fluvial, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), conta com uma equipe formada por três médicos, dois dentistas, quatro enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três auxiliares de consultório de dentistas e bioquímico. A unidade tem laboratório próprio e sala de vacinação.
Rio Negro
Após o retorno do Rio Amazonas, o barco segue na quarta-feira (20) para as margens do rio Negro, onde também devem ser atendidas 2,5 mil pessoas que residem em comunidades da região.
O diretor do Distrito de Saúde Fluvial, Elson Sabino de Paula, explica que objetivo da Semsa é não só aumentar o acesso à saúde para a população que reside nas áreas ribeirinhas, mas também melhorar a qualidade da atenção primária, integrando a rede de assistência e buscando a resolutividade e a satisfação do usuário.
O barco Catuiara realiza duas viagens por mês para as regiões dos rios Negro e Amazonas, atendendo uma população estimada em mais de cinco mil pessoas. Na área do rio Amazonas, os atendimentos são realizados nos Postos de Saúde do Lago do Arumã, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bonsucesso, Guajará e Jatuarana. Nessa região, os profissionais de saúde também realizam acolhimento do barco nas comunidades de Nazaré e de São Pedro.
Na área do rio Negro, a equipe do barco Catuiara também realiza atendimento no barco na comunidade do Aruaú e Jaraqui e nos Postos de Saúde do Apaú, Mipindiaú, Santa Maria, Cuieiras e Costa do Arara. Também faz atendimento no centro comunitário do Tupé e acolhimento no barco.
Em janeiro, na primeira viagem realizada pelo barco Catuiara, para a região dos rios Amazonas e Negro foram realizados, dentre outros atendimentos, 1091 consultas médicas, 717 atendimentos de enfermagem, 93 preventivos, 314 consultas odontológicas, 50 atendimentos a diabéticos, 362 exames dermatológicos.