Semsa promove encontro do grupo coordenador do novo modelo de Atenção Primária à Saúde
17/04/2013 15h32

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na manhã desta quarta-feira, 17, o encontro com os integrantes do grupo coordenador do processo de implantação do novo modelo de Atenção Primária à Saúde. A equipe, formada por gestores de diferentes áreas técnicas da Semsa, vai participar da elaboração, da condução e do monitoramento dos planos de ação para a execução do projeto elaborado através de consultoria do sanitarista Eugênio Vilaça. A intenção é fazer com que 85% dos casos de saúde sejam resolvidos ainda no primeiro atendimento em unidades básicas, impedindo que os hospitais da cidade fiquem lotados.
O encontro aconteceu no auditório da Semsa com coordenação do consultor Eugênio Vilaça, que ministrou palestra sobre os Modelos de Atenção à Saúde com orientações sobre o novo modelo a ser implantado no município de Manaus. Ele explicou os Modelos de Atenção às Condições Agudas (doenças de curta duração e que se manifestam de forma pouco previsível, necessitando de um tempo de resposta rápido e oportuna do Sistema de Atenção à Saúde, como é o caso da dengue e influenza) e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (doenças de curso longo e que exigem intervenções permanentes, e respostas e ações continuadas, proativas e integradas do Sistema de Atenção à Saúde).
Uma das propostas é estabelecer a classificação de risco na Atenção Primária, além da execução de ações de promoção do autocuidado apoiado por profissionais de saúde, da elaboração um sistema eficiente de informações clínicas e da identificação dos recursos existentes na comunidade que possam apoiar no cuidado à saúde da população.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o objetivo do encontro foi intensificar o trabalho de Alinhamento Conceitual dos profissionais de saúde. “Na terça-feira, 16, reunimos mil profissionais da área de saúde para definir o alinhamento conceitual das Redes de Atenção Primária à Saúde. A finalidade desse trabalho é buscar um consenso sobre as ações que serão executadas ao longo do processo de implantação do novo modelo”, explicou Evandro Melo.
O grupo de coordenação do novo modelo de Atenção Primária à Saúde foi orientado a elaborar, através dos planos de ação, metas de melhoria dos serviços, estabelecer ações prioritárias e um cronograma de execução das atividades, e executar ações de comunicação externa e interna.
“A Semsa vai destacar no novo projeto o remodelamento das redes de Urgência e Emergência, da Rede Cegonha e da Rede de Atendimento às Doenças Crônicas, com destaque para Diabetes e Hipertensão Arterial, padronizando o modelo de atendimento da Atenção Primária à Saúde, aumentando a cobertura de atendimento e integrando, de forma resolutiva, as redes estadual e municipal de Saúde de Manaus”, afirmou Evandro Melo.
Reportagem: Eurivânia Galúcio