Semsa promove ações de prevenção na zona rural em ritmo de Carnaval
28/02/2014 17h45

Com o objetivo de evitar o aumento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids), além de dengue, leishmaniose e malária na zona rural de Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural), promoveu nesta sexta-feira, 28, ações educativas de prevenção na comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada no rio Tarumã-Mirim.
Durante as ações, o Disa Rural promoveu o desfile do bloco “Foliões da Saúde”, abordando o tema “É bom brincar, se divertir e não se esquecer de prevenir”. O bloco contou com a participação das Unidades Básicas de Saúde da zona Rural, incluindo as Unidades de Saúde Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Auxiliadora, Pau Rosa, Ada Viana, São Pedro e Ephigênio Salles.
Além da apresentação do bloco, foi realizado um concurso para eleger a Melhor Paródia em Forma de Marchinha de Carnaval, a Melhor Fantasia e o Folião Mais Animado. Todas as categorias do concurso levaram em consideração a abordagem criativa para a prevenção da dengue, leishmaniose, malária ou DSTs/Aids.
A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Lubélia Sá Freire, explicou que a organização do bloco de carnaval é uma forma lúdica de chamar a atenção da população para um possível aumento do número de casos de doenças como as sexualmente transmissíveis e as endêmicas, ocasionado pelo aumento no fluxo de pessoas durante o período carnavalesco.
“O bloco carnavalesco é uma das estratégias que está sendo utilizada pela Semsa para reduzir eventuais impactos sobre a saúde da população durante o período de carnaval, e que inclui ainda ações para divulgar informações sobre as formas de transmissão das doenças, os sinais e os sintomas que podem surgir, além das formas de diagnóstico e tratamento”, destacou a subsecretária.
O diretor do Disa Rural, Elson Sabino de Paula, destacou que o evento carnavalesco é realizado todos os anos com o objetivo de prevenir os principais agravos da zona ribeirinha. “Na área rural, durante o período de carnaval é preciso ter atenção especial não somente com os moradores da comunidade, mas também com o deslocamento de grupos para retiros religiosos nas comunidades rurais e pessoas que aproveitam o feriado prolongado para visitar a área rural”, explicou Elson Sabino.
O Disa Rural também realizou a distribuição de preservativos e de folders informativos sobre dengue, leishmaniose, malária e DSTs/Aids.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA: (92) 3236-8315