Semsa promove 1º Encontro de Residência de Medicina de Família e Comunidade

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2013 15h59

Icone audio

Aconteceu nesta quinta-feira, 14, o 1º Encontro de Residência de Medicina de Família e Comunidade no município de Manaus. Durante o encontro, realizado no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, também foi anunciado o planejamento de uma residência multiprofissional em Saúde da Família em que possam ser qualificados profissionais que não sejam médicos, incluindo assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais que atuam na Atenção Primária.

Com o tema “Médico de Família e Comunidade – um médico para toda a vida”, o evento foi promovido pela Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como forma de mostrar a importância da Estratégia Saúde da Família para o fortalecimento da Atenção Primária no município de Manaus e comemorar o primeiro ano da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, executada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o foco da Atenção Primária é a prevenção e a promoção à saúde e a Medicina de Família e Comunidade é uma das principais estratégias no município de Manaus na adoção de um modelo de saúde que não esteja centrado apenas na doença.

“Mesmo com todos os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda é preciso buscar um modelo de saúde que tenha como objetivo principal manter a saúde das pessoas através de ações preventivas. E a qualificação e fortalecimento das equipes de Saúde da Família são fundamentais nesse processo, principalmente considerando que a meta da Prefeitura de Manaus é ampliar, de 30% para 70%, o total da população do município que é atendida pela Atenção Primária”, destacou Evandro Melo.

A programação do evento contou com apresentação da representante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Ruth Dias, sobre a Atenção Primária em Saúde e o trabalho do profissional de Medicina de Família e Comunidade. “Ser médico de família é mais do que atender os problemas de saúde de uma pessoa. É também cuidar do indivíduo, da família e da comunidade, além de conhecer o território e a cultura da comunidade na qual atua, oferecendo um atendimento integral”, afirmou Ruth Dias.

Durante o evento, foi realizada a exibição do vídeo “Médico de Família e Comunidade – qualidade de amar”, produzido pelas residentes Danielle Figueiredo Rodrigues dos Santos e Shádia Hussami Hauache Fraxe, e que foi inscrito no 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, marcado para o mês de maio, em Belém.

A programação foi encerrada com homenagem para profissionais que contribuíram com as ações da Residência Médica. Foram homenageados o secretário Evandro Melo, o médico Nilson Ando, Josilda Souza, Ruth Dias, Denise Machado, Francisco Deodato, Cleinaldo de Almeida, Homero de Miranda Leão, Mauro Magaldi, Klívia Moura dos Santos, Ricardo Amaral e o deputado Abdala Fraxe.