Semsa institui Grupo Condutor da Rede Cegonha em Manaus
12/03/2013 15h46

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) instituiu nesta terça-feira, 12, na Maternidade Moura Tapajóz, um Grupo Condutor da Rede Cegonha no município de Manaus. O programa é uma das estratégias da Prefeitura de Manaus para redução de mortes maternas e infantis na capital e inclui, entre outros benefícios a serem implementados, o transporte da gestante tanto para o pré-natal quanto para o parto. O grupo é formado por técnicos da Semsa e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) com apoio do Ministério da Saúde.
A Rede Cegonha, instituída pelo Ministério da Saúde em 2011, representa um conjunto de iniciativas que envolvem, dentre outras mudanças, o cuidado à gravidez, ao parto e ao nascimento; articulação aos pontos de atenção em rede e regulação obstétrica no momento do parto.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Evandro Melo, este processo de trabalho envolverá uma série de mudanças, que inclui desde o acolhimento da grávida até o pós-parto e que terão impacto na média e na alta complexidade. “Por meio do grupo, serão executadas ações que assegurem condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da gestante, além da organização e do funcionamento dos serviços de atenção primária. O grupo condutor terá que atuar para assegurar que a grávida conheça a maternidade onde irá receber atendimento durante o parto no âmbito do Sistema único de Saúde, o SUS”, disse.
Evandro Melo destacou que a estratégia do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha é humanizar a assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito à ampliação do acesso; acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto com o programa “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade de acesso ao planejamento reprodutivo.
A Rede Cegonha também prevê mudanças na qualificação técnica das equipes de atenção primária e no âmbito das maternidades; melhoria de ambiência dos serviços de saúde nas unidades de saúde e nas maternidades.