Semsa inicia preparativos para ‘Campanha Contra a Paralisia Infantil 2013’

Por Prefeitura de Manaus

22/05/2013 15h26

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional contra Poliomielite, marcada para o período de 8 a 21 de junho. O público alvo da campanha são crianças com idade a partir de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que a meta mínima da campanha é a imunização de 152.735 crianças, ou seja, 95% do total do número estimado de crianças na faixa etária da campanha no município de Manaus. “O Ministério da Saúde estima que Manaus tenha 160.773 crianças como público alvo da campanha e a recomendação é que sejam vacinados pelo menos 95% desse total”, explica Evandro Melo.

Com o tema ‘Entre no bonde do Zé Gotinha e fique livre da paralisia’, a campanha de 2013 é a 34º a ser realizada e representa o 24º ano sem registro de poliomielite no Brasil. A doença, infecto-contagiosa viral aguda, atinge principalmente crianças de até 5 anos e é transmitida por via oral, sendo que o poliovírus pode estar presente nas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada favorecendo a contaminação das pessoas não vacinadas. A doença pode causar danos irreversíveis e dependendo da gravidade pode evoluir para óbito.

O dia D da campanha será 8 de junho, sendo que a abertura vai acontecer, às 10h, na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, no bairro São José II. A Semsa pretende montar 990 postos de vacinação distribuídos em todo o município. Serão montados 768 postos fixos e 222 volantes, que estarão á disposição da população em pontos de grande concentração de pessoas para facilitar ao máximo o acesso à vacina.

Antecipando a campanha, a Semsa pretende iniciar ações de pré-campanha no dia 3 de junho. A estratégia será a vacinação das crianças em creches e escolas por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família. “O importante é que a população fique atenta para buscar um posto de vacinação para que todas as crianças possam ser protegidas contra a doença”, alerta Evandro Melo.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Coordenação: Cláudia Barbosa