Semsa inicia campanha de mídia para combate à dengue
11/03/2013 20h16

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 11, uma intensa campanha de mídia para o combate à Dengue. Foram produzidos três mil cartazes, 90 mil panfletos, cinco mil adesivos, 20 outdoors, 220 cartazes para mobiliário urbano (paradas de ônibus), mil camisas, 100 faixas e campanha educativa para veiculação em jornal, televisão, rádio e carro de som, além de ônibus (Busdoor).
Ontem, a campanha foi apresentada para os agentes de endemias, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, com a presença do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde, Wagner Souza.
Com o tema “Dengue – vamos colocar um ponto final nessa história”, a campanha faz parte das ações da Operação Impacto 2013, iniciada em janeiro, e tem como objetivo alertar a população para a importância da atuação de cada um nas ações de combate à Dengue.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, a campanha de mídia tem como público alvo toda a população de Manaus e, especificamente, médicos e profissionais da construção civil. Os médicos da Atenção Primária em Saúde irão receber mil cartilhas com informações atualizadas sobre o tratamento do paciente com dengue e mil panfletos serão distribuídos para profissionais que trabalham em canteiros de obras de Manaus. Os profissionais de saúde também estarão recebendo camisas para o trabalho de campo na busca e eliminação dos focos do mosquito.
“A campanha pretende atingir toda a população. Panfletos e cartazes serão distribuídos pelos profissionais de saúde nas comunidades para fixação em escolas, padarias, mercadinhos e outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas. Porém, também queremos reforçar as orientações para os médicos com informações atualizadas sobre o tratamento do paciente com suspeita de dengue e para que as pessoas que trabalham com a construção civil tenham informações sobre como evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti no local de trabalho”, explica Evandro Melo.
A campanha de mídia também irá homenagear os dez bairros de Manaus com menor índice de infestação por Aedes aegypti: Novo Aleixo, Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Santa Etelvina, Lago Azul, Dom Pedro, Flores, Nossa Senhora Aparecida e Cachoeirinha.
No primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, todos os dez bairros registraram índice de infestação abaixo de 1%, considerado pelo Ministério da Saúde como de baixo risco para a dengue. “Em cada um dos bairros serão distribuídas faixas parabenizando a comunidade pelo trabalho de prevenção à dengue”, informa Evandro Melo.
As áreas de médio risco são aquelas com índice maior que 1% e menor que 4%, e as de alto risco são aquelas com índice de infestação superior a 4%.
O LIRAa também apontou que o município de Manaus tem médio risco para a transmissão de dengue, com índice de infestação de 3,7%. A zona Leste apresenta maior risco de transmissão com índice de 7,3%, seguida da zona oeste com 3% de infestação, zona sul com 2,6% e zona norte com 2,1%.
Casos notificados – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já registrou, do dia 1º de janeiro até ontem (11), 5047 casos notificados de dengue no município de Manaus. No mesmo período de 2012, o número de notificações ficou em 2.197 casos.
Com a Operação Impacto de Combate à Dengue 2013, executada como uma ação conjunta da Prefeitura de Manaus em parceria com os governos Federal e Estadual, a Semsa vem trabalhando na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e na redução do número de casos da doença e de morte por dengue.
Além do trabalho realizado de casa em casa, estão sendo executadas ações de educação em saúde em escolas, unidades de saúde e empresas, mobilizando a comunidade para maior participação na vigilância e controle da infestação do mosquito.