Semsa apresenta investimentos da saúde em audiência pública na Câmara
03/04/2014 8h34

Os investimentos na área da saúde, como a construção de 40 novas Unidades Básicas; a reforma de 45 Unidades de Saúde; ampliação de 28 Unidades de Saúde, sendo 18 na área rural; a construção de 15 Academias de Saúde pela Prefeitura de Manaus, foram apresentados aos vereadores e comunidade pela subsecretária municipal de Saúde, Lubélia Sá Freire, nesta quarta-feira, 02, durante audiência pública na Câmara Municipal de Manaus.
A audiência foi proposta pelo vereador Waldemir José e foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde, Marcelo Serafim, com a presença do subsecretário de Governo, Homero de Miranda Leão.
Lubélia explanou os investimentos do prefeito Arthur Neto para a área de saúde, com a inauguração, desde que assumiu o governo municipal, de 13 Unidades Básicas de Saúde, e de avanços como a ampliação de seis para 30 farmácias gratuitas, a ampliação do horário de funcionamento em 10 Unidades de Saúde, além da diminuição da mortalidade infantil.
A subsecretária explicou que a meta da Prefeitura de Manaus é estabelecer uma nova forma de executar as ações de saúde no município de Manaus, buscando a integração dos serviços, fortalecendo a Atenção Primária, onde é realizado o primeiro atendimento à população e que tem capacidade para
resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde.
“O objetivo central é qualificar o atendimento em saúde, expandir o acesso aos serviços para atender no mínimo 70% da população por meio da Estratégia Saúde da Família, e integrar as ações para oferecer um atendimento integral aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou.
Segundo Lubélia, a principal estratégia da Semsa é organizar a Atenção em Saúde e expandir a cobertura de atendimento da Estratégia Saúde da Família, saindo dos atuais 40% para o mínimo de 70% da população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde em Manaus, até 2016. Os outros 30% da população têm plano de saúde ou utilizam o sistema privado de saúde
“O desafio é fazer com que a população receba atendimento em uma Unidade Básica, localizada próximo da sua casa, vinculada a uma equipe de profissionais qualificados, protegida por uma rede que ofereça serviços de saúde que realmente resolvam os problemas, mas que garanta, quando necessário, o acesso aos outros pontos de atenção para complementar seu atendimento”, informou.
A subsecretária enfatizou que a Prefeitura de Manaus também pretende construir ao menos cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e um Centro de Especialidade Odontológica (CEO), além dos três CEOs já existentes. Também serão construídas duas unidades de Pronto Atendimento do município. As Policlínicas serão formatadas e colocadas em locais de mais fácil acesso. O SAMU será ampliado e melhorado, deixando de ser apenas municipal, para atender toda a região metropolitana.
Departamento de Comunicação – SEMSA /(92) 3236-8315