Sempab cumpre metas dos 100 dias

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 8h49

Icone audio

Os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab) na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto foram de reestruturação do calendário de trabalho para garantir autonomia no desenvolvimento de uma política, onde o serviço fosse desempenhado com rapidez e eficácia.

Feiras e mercados

Nas feiras e mercados está sendo desenvolvido o projeto Feira Limpa, Saúde Legal, para viabilizar melhorias nas 44 feiras cadastradas. Destas, 25 já receberam ações de limpeza, lavagem em geral, jardinagem, capinação. Foram também realizadas obras de pequenas reformas como construção de meio-fio, recapeamento, tapa-buraco e construção de sarjeta. Também foram realizadas palestras e orientação aos permissionários sobre manipulação de alimentos, padrão de higiene e segurança nas feiras e mercados.  E, ainda, cursos de capacitação profissional e melhoria do negócio por meio da qualidade do serviço oferecido, com o tema: “Sei controlar meu dinheiro, Sei vender, Sei comprar”.

Ambulantes

Manter a fiscalização e a organização dos vendedores ambulantes é outra ação que a secretaria tem intensificado, com orientação junto aos vendedores ambulantes em toda a cidade. Foram realizadas atividades de organização das ruas do Centro histórico com o deslocamento de vendedores de pontos específicos para outros logradouros, a fim de reordenar aqueles espaços. Com o grande fluxo de fiscalizações e visitas os funcionários do comercio informal tem recebido palestras de motivação no trabalho para que as metas sejam alcançadas com sucesso.

Setor Primario

No setor primário, onde a Sempab desenvolve serviços de assistência ao produtor rural com capacitação e suporte técnico aos pequenos produtores familiares da zona periurbana de Manaus, estão sendo realizadas visitas técnicas aos piscicultores do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim para verificar a quantidade de peixe a ser  disponibilizada para o projeto peixe nos bairros, que alcançou no mês de março 11 bairros das zonas Norte e Leste com a comercialização de 3.200 Kg de peixe com preço acessível. Foram também realizadas visitas técnicas aos ramais do Projeto de Assentamento PA Tarumã-Mirim nos Ramais Novo Amanhecer, Diamante do Norte e Ramal do Dantas, para verificar condições de trafegabilidade, visando incluí-los no plano de recuperação de estradas. Parcerias com instituições governamentais de Agricultura, Abastecimento e Pesca da esfera estadual e federal foram realizadas.