Semmasdh disponibiliza serviço de 0800 para orientar eleitores

Por Prefeitura de Manaus

19/11/2015 17h23

Icone audio

serv0800 (2)

 

Já está disponível o serviço para tirar dúvidas de eleitores que irão participar das eleições de Conselheiros Tutelares, que acontece neste domingo, 22. O disque 0800 092 6644 foi disponibilizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), para orientar a população sobre os locais de votação e também atender as denúncias praticadas por candidatos no dia do pleito.

 

O serviço é gratuito e no caso de denúncias, o eleitor não precisa se  identificar. “Além dos fiscais que estarão nas escolas, temos o serviço telefônico que irá funcionar até as 20h de domingo, recebendo as denúncias dos eleitores durante o pleito. Todos os denunciantes serão devidamente orientados sobre como proceder para que as providências sejam tomadas”, informou o coordenador Elton Coelho. “É importante que toda a população compareça às urnas neste domingo. O voto objetiva combater a violação dos direitos da criança e do adolescente. A cidadania precisa ser exercida por todos nós”, completou o coordenador.

 

Na eleição, concorrem 165 candidatos. São 45 vagas para titulares e a mesma quantidade para suplentes. Ao todo 143 escolas serão usadas como locais de votação, contando com 375 urnas espalhadas em todas as zonas da cidade, incluindo a zona rural. A lista de locais de votação está disponível no site manaus.am.gov.br.

 

É importante lembrar que os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico até o dia 30 de outubro devem votar nos novos locais de votação. Os demais, que não fizeram o cadastramento biométrico ou que fizeram o processo após essa data, devem votar em seus antigos endereços eleitorais, pois ainda não foram atualizados no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

 

A escolha dos conselheiros tutelares acontece das 8h às 17h. Os candidatos são eleitos pelo voto popular. Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar. Para isso, basta comparecer à seção eleitoral portando documento oficial com foto e o título de eleitor. As escolas estarão sinalizadas com faixas para que a população identifique os locais de votação.

 

A apuração acontecerá no dia seguinte e o resultado oficial deverá ser divulgado após a conclusão de todos os trâmites, que envolvem análise de recursos e denúncias. A posse dos novos conselheiros acontece em janeiro do próximo ano.

 

Texto: Graciete Araújo

Fotos: Assessoria Semmasdh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 923215-4616