Semmas participa da Reunião sobre Jardins Botânicos do Brasil
22/11/2013 15h26

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Prefeitura de Manaus, e o Museu da Amazônia participaram da XXII Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros e o II Encontro de Educação ambiental nos Jardins Botânicos, com a temática Plano de Ação dos Jardins Botânicos Brasileiros, e a Avaliação, Novos Desafios, Perspectivas. As assessoras técnicas Kelly Souza e Rafaela Machado representam a Semmas no encontro, que aconteceu em Belo Horizonte de 18 a 21 de novembro.
O objetivo é avaliar o desempenho dos jardins, relativo às metas chaves do Plano de Ação para os Jardins Botânicos Brasileiros, aplicado em 2004 e com validade até 2014, e produzir documento colaborativo com os conceitos, diretrizes e métodos para o novo Plano a ser elaborado em 2014, com vigência até 2024.
Durante a reunião, foi mencionado o histórico de criação do Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus contextualizando o objetivo daquele espaço a fim de evitar a invasão da área da Reserva Adolpho Ducke. Assim como a relevância socioambiental para a população que vive ao entorno do JB de Manaus. A reunião está sendo um momento para conhecer a realidade de outros Jardins Botânicos e subsidiar o Musa, Inpa e Semmas na construção do plano de ação deste Jardim. O Encontro de Educação Ambiental teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelas equipes de educadores incentivando a formação de Professores para a implantação de projetos como: resgatar o projeto Jardim Botânico vai a Escola, iniciar cursos de formação de jardinagem para as comunidades e outras. Entre os projetos apresentados foi à construção de uma cartilha com os educadores, pautada na transversalidade da educação ambiental entre as disciplinas de geografia, biologia, ciências e língua portuguesa. Essas experiências podem ser implantadas no JB de Manaus e nos demais espaços protegidas na cidade de Manaus. Durante o encontro foi realizada por meio de ferramentas participativas a construção do plano de ação de educação ambiental. Houve os seguintes resultados: a necessidade para a estruturação de uma equipe multidisciplinar de educação ambiental no próprio organograma do JB. Assim como, a busca por fomentos para viabilizar novos projetos de educação ambiental. Participam deste evento representando o JB de Manaus, Rafaela Machado e Kelly Souza (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Antonia Barroso do (Museu da Amazônia).
Foram discutidas as estratégias de divulgação das atividades dos jardins botânicos, o que requer maior investimento de contratação de equipes e orçamentos específicos destinados à sinalização, interpretação e a educação ambiental. É necessária uma formação técnica dos próprios educadores ambientais a partir das informações técnicas. Orientar a população a respeito da finalidade do JB. A formação dos educadores ambientais em JB deverá ser construída a partir da caracterização como espaços não formais e divulgação científica. Seguindo na definição de diferentes abordagens de educação ambiental e ensino das ciências.