Semmas oferece curso básico de produção de mudas
19/03/2013 14h16

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou na manhã desta terça-feira, 19, o primeiro módulo do Curso Básico de Produção de Mudas, dentro da Semana da Árvore e da Água, que acontece de 18 a 23, com uma série de atividades voltadas para a questão do meio ambiente na cidade de Manaus.
O curso teve hoje parte teórica, no Parque do Mindu, e amanhã, quarta, 20, a parte prática, no Viveiro Municipal, no Ifam (antiga Escola Agrotécnica). Os participantes foram recebidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em exercício, Francimar Mamed, que agradeceu o empenho e convocou todos a se envolverem no projeto de melhoria da qualidade de vida da cidade, por meio da conservação do verde.
O curso oferece informações sobre o processo produtivo de mudas ornamentais, frutíferas e florestais. De acordo com a engenheira agrônoma Rosemary Bianco, gerente de Arborização da Semmas e instrutora do curso, a intenção é oportunizar aos participantes uma experiência prática em um viveiro de mudas e sensibilizá-los a contribuir para tornar Manaus uma cidade verde e viva. O curso teve mais de 80 inscritos, entre profissionais da área, estudantes e servidores municipais.
Na parte prática, que acontecerá nesta quarta-feira, 20, a partir das 8h30, no Ifam, serão repassados ensinamentos sobre os métodos de propagação (como fazer a muda), preparo do substrato, cuidados com a manutenção do viveiro e a identificação de mudas. Rosemary Bianco explica que a identificação se dá por meio da observação do tipo de folha, colorações dos folíolos, exatamente no estágio em que a planta ainda é uma muda. O curso prático contará também com o apoio do gerente de Produção de Mudas da Semmas, Deyvson Moura.
Os participantes do curso destacaram a importância da iniciativa. “Apesar de estudar e conviver com mudas, é sempre bom aprender mais e esse curso é uma oportunidade para isso”, afirmou a estudante Hanna Lima, 17, aluna do curso de Paisagismo do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).