Semmas autua novamente aterro irregular no Tarumã

Por Prefeitura de Manaus

22/04/2013 12h20

Icone audio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) constatou no início da tarde deste sábado, 20, o descumprimento de interdição por parte de uma empresa flagrada, na última semana, realizando descarte de resíduos sólidos numa área licenciada para receber aterro na Estrada da Vivenda Verde, no Tarumã. Por meio de denúncia, a equipe de fiscalização da Semmas se deslocou até o terreno, onde encontrou resíduos orgânicos misturados com outros tipos de material, deixados no local. O responsável, que já havia sido autuado e teve a obra interditada, irá receber nova multa, que poderá variar entre 251 a 500 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a  R$ 18, 5 mil e R$ 37 mil, aproximadamente.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Francimar Mamed, informou que o descumprimento de interdição é infração gravíssima e uma equipe deverá ficar monitorando a área. Um caminhão foi visto na manhã deste sábado fazendo o despejo. Entre os resíduos, havia de tudo (madeira, roupa, material plástico, restos de alimento, entre outros). O empreendedor deverá também fazer a retirada de todo o material colocado no local irregularmente.

“Esse tipo de resíduo não é autorizado para aterros, pois além de contaminar o solo com o chorume pode afetar os cursos d’água que passam pelo local”, afirmou Mamed. A interdição da obra ocorreu na tarde do último 13. Além do descarte, foi verificado também que houve avanço sobre a área autorizada para o aterro. A licença dizia que o barro só poderia ser colocado em apenas 2 mil metros quadrados.