Semed se reúne com Sinteam para explicar sobre o pagamento da carga dobrada
30/12/2015 18h00

O secretário municipal de Educação em exercício Luís Fabian Barbosa reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, 30, com a diretoria e demais representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) para explicar sobre o pagamento da carga dobrada dos professores relacionada ao mês de dezembro. Na ocasião, o secretário esclareceu ainda sobre o auxílio localidade, concedido aos professores que estão lotados em escolas rurais da Semed, afirmando que o benefício será ampliado e não cortado.
Durante a reunião foi esclarecido que a concessão da Função Especial de Magistério (FEM) para o exercício da carga dobrada se dá por meio de Portaria que específica, em seu corpo, o prazo de começo e término do respectivo pagamento.
Além disso, que o pagamento do salário do mês de dezembro refere-se aos dias trabalhados neste mesmo mês. Por este motivo, foi um equivoco pensar que o pagamento se referia ao período de apuração da frequência, que vai do dia 21 de um mês ao dia 20 do outro, não havendo assim supressão na remuneração dos servidores.
Ao término da reunião, Barbosa fez um balanço do diálogo entre a Semed e o Sinteam. “Foi um diálogo positivo com representantes das classes dos professores. Hoje, nos reunimos com todos os membros doSinteam e esclarecemos todos os pontos sobre o auxílio localidade, o pagamento da carga dobra, o calendário escolar de 2016 e também sobre o fechamento de nove escolas da rede. O que nos deixa feliz é termos certeza que eles saíram daqui satisfeitos com as explicações. Retornam na segunda-feira (04-01), não mais para discutir estas questões de hoje, mas para discutimos, de fato, a implementação de uma política benéfica para educação”, avaliou, acrescentando que a Semed está à disposição dos professores para prestar qualquer esclarecimento sobre os assuntos.
Segundo o presidente do Sinteam, Marcus Libório, a reunião foi esclarecedora e acabou com as dúvidas quanto ao pagamento da carga dobrada no mês de dezembro. “Para nós foi uma reunião produtiva e muito esclarecedora, pois saímos daqui sem dúvidas acerca da portaria que dispõe sobre o ato legal que cita o pagamento da carga dobrada de todo o ano 2015. Por isso, agradecemos o diálogo nesta tarde com a Semed”, disse.
Barbosa, ainda, destacou na reunião, sobre o auxilio localidade dado a servidores lotados em escolas de Localidade Especial, que a publicação da portaria n.º 346, no Diário Oficial do Município (DOM) de 18 de dezembro, não implica em retirada do benefício das demais escolas, hoje, contempladas com o auxílio, mas sim a ampliação do número de escolas atendidas pela Semed.
Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu/Semed