Semed quer ampliar o atendimento de alunos de Educação Especial

Por Prefeitura de Manaus

11/03/2013 16h44

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), quer ampliar o atendimento a alunos de educação especial este ano, oferecendo educação com dignidade e respeito a alunos com deficiências, a exemplo do que ocorre hoje com aproximadamente 330 alunos do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo – CMEE, por meio de suas dependências e de todas as unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), espalhadas por diferentes zonas da cidade.

O Complexo está localizado na rua Penetração, esquina com rua Maceió, s/nº, Vila Amazonas, Parque Dez de Novembro, zona Sul da cidade. É formado por quatro pavilhões: Educacional, Clínico, de Recreação e Oficina de Trabalho. A obra é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 4 Milhões. Seu espaço físico é composto por 20 salas de aula climatizadas, ludoteca, duas piscinas adaptadas e uma quadra de esportes.

Aproximadamente 330 alunos são atendidos diariamente. Vale ressaltar que este quantitativo não é somente do centro, mas também de outras escolas da Semed que encaminham para o CMEE alunos que apresentam um quadro clínico mais complexo. No momento, a unidade conta com a colaboração de 40 pedagogos, um nutricionista, oito fisioterapeutas, três assistentes sociais, três psicopedagogos, oito fonoaudiólogos, quatro administrativos e três pessoas nos serviços gerais.

As necessidades assistidas pela escola são: visuais, auditivas, mentais, deficiências múltiplas, físicas, distúrbio de comportamento, pessoas com altas habilidades e paralisia cerebral.

Os serviços desenvolvidos pelo complexo estão de acordo com a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, do Ministério da Educação e se dividem em ações pedagógicas, atendimento educacional especializado de acordo com a necessidade dos alunos, formação continuada aos professores com relação à modalidade de Educação Especial e na perspectiva da Educação Inclusiva, assessoramento pedagógico às escolas que atendem o público alvo, orientação às famílias dos alunos atendidos e  avaliação diagnóstica com enfoque psicopedagógico.

Promover a educação dos alunos atendidos pela educação especial, por meio de ações pedagógicas e atendimentos especializados em prol da inclusão social e escolar destes é a principal meta da Secretaria Municipal de Educação. Nesse sentido, 80 escolas da rede municipal de ensino oferecem atividades específicas para os discentes, de acordo com suas necessidades e habilidades, por meio de salas de recursos, classes especiais e salas  multifuncionais.

“Nosso trabalho é bastante árduo, porém é gratificante ver que a nossa dedicação ajuda pais e alunos que, muitas vezes, estão sem perspectiva alguma e em busca de solução”, disse a Chefa da Gerência de Educação Especial, Renir Formiga, em nome de todos os profissionais envolvidos na ação.

Atendidos

Desde a inauguração em 2007, até agora, foram somados 3.974 avaliações diagnósticas, 3.970 estudos de casos, 2.360 intervenções com a equipe multiprofissional, 2.653 orientações familiares, 3.576 assessoramentos, 317 avaliações auditivas, 100 visitas domiciliares e 150 alunos beneficiados pelo Programa de Estimulação Essencial.

Ações e Programas

O pacote de ações desenvolvidas pelo Complexo é composto por: Intervenção com equipe multiprofissional, palestras com os pais, atendimento educacional multiprofissional, oficinas de práticas pedagógicas, Programa Educacional Multiprofissional, de Atividades Adaptadas à Reeducação Comportamental, Implante coclear (dispositivo eletrônico que estimula diretamente as fibras do nervo auditivo), Estimulação da Aprendizagem, dentre outros.