Semed faz evento de acolhida aos estagiários da rede

Por Prefeitura de Manaus

29/01/2016 14h29

Icone audio

estagiariosemed (2)

 

Os 550 estagiários que irão compor o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2016, participaram na manhã desta sexta-feira, 29, de um evento de acolhida. Na ocasião, eles assistiram duas palestras, uma sobre a lei do estágio e outra acerca da autoestima no ambiente de trabalho. Dentre os estagiários, 346 possuem o nível médio e 204 de nível superior.

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou da acolhida dando as boas-vindas aos funcionários e falou sobre a importância desses funcionários no andamento dos trabalhos diários desenvolvidos na Semed.  “São essenciais para o trabalho que desenvolvemos, sendo parte da nossa rotina, do nosso dia a dia”, afirmou.

 

Anda segundo a secretária, também é função da Semed contribuir para a formação das pessoas para o mercado de trabalho e o estágio faz parte desse amadurecimento. “Aqui eles têm a oportunidade de aprender como se comportar no mundo do trabalho, como falar com o chefe, como se vestir, como se comportar com os colegas, como lidar com pessoas diferentes”, completou Kátia.

 

A estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ida Gabriela Burszteim, 21, está há quatro meses estagiando no Departamento de Engenharia da Semed. Para ela, a função tem sido uma oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas na faculdade.

 

“A faculdade é muita teoria e quando começamos no estágio a gente vê mais a prática. Um complementa o outro. Não tem como fazer uma faculdade sem estagiar”, avaliou ao afirmar que se sentiu estimulada ao ver a secretária Kátia contar que um dia também já foi estagiária. “Me estimulou. É bom olhar e perceber que ela conseguiu, isso mostra que eu também posso”, finalizou.

 

Palestra

O gerente regional do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (Ceat), Rodrigo Neves, instituição parceira da Semed na seleção de estagiários, fez uma palestra onde tratou sobre a Lei 11.788/08 (lei do estágio), mostrando os direitos e deveres desses servidores. Durante sua explanação, fez uma analogia da importância do estágio com o jogo de vídeo game. “Assim como no jogo é preciso prática para adquirir a expertise da coisa, a experiência. Nós consideramos que o estágio é a principal ferramenta para integrar o jovem ao mercado de trabalho. Então, quanto mais cedo o jovem começar a jogar, vivenciar o mercado profissional, mais chances ele vai ter de crescer”, explicou.

 

TEXTO: Thiago Botelho / FOTOS: Cleomir Santos (Semed)

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054