Semed destaca a cultura afro-brasileira na 2ª Mostra de Diversidade Étnico-Racial
09/12/2015 19h16

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta quarta-feira, 9, a 2ª Mostra da Diversidade Étnico-Racial, no auditório da Escola Municipal Raimundo Teodoro Bontinelly Assumpção, localizada no Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte. Participaram da atividade aproximadamente 150 pessoas, entre professores, gestores, pedagogos e alunos de dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
A atividade teve a finalidade de divulgar os trabalhos artísticos desenvolvidos nos Cmeis voltados à cultura afro-brasileira e indígena, por meio de apresentações envolvendo diferentes tipos de artes.
“Os trabalhos apresentados nesta mostra são voltados à temática afro-brasileira e indígena. A ideia é trabalhar as leis voltadas à divulgação da cultura afro e indígena de forma lúdica, envolvendo dança, artes visuais, música e teatro”, explicou Solange Oliveira uma das coordenadoras do evento.
A questão de Diversidade é trabalhada pela Semed, desde 2003, em eventos realizados nas unidades de ensino, nas Divisões Distritais, atividades extracurriculares, workshops e fóruns.
O objetivo é oportunizar momentos de reflexão e estudo como subsídio para a implementação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem o ensino de história da África, cultura afro-brasileira e indígena no Currículo Escolar.
Além do Cmei São Judas Tadeu, participaram as escolas municipais Ailton Roth, Rozendo Neto de Lima, Pe Claúdio Dalbon, Santina Castro Pereira, Maria da Fé Xerez, Biólogo Adolpho Ducke, Creche Eliana de Freitas, Rita Veloso e Magnólia Frota.
Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054